<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 17

"Curiosidades" - Update III 

Entre parentesis o número de resultados anterior:

"Aoccdrnig to a rscheearch "
Google: 338 (338)
Altavista: 80 (64)
Yahoo: 141 (0)
CNN - "the web": 271 (271)

"De aorcdo com uma pqsieusa "
Altavista: 33 (19)
Google: 2 (2)
Yahoo: 1 (1)

A formiga, boa conselheira, diz-me que este texto, ou "meme", é mais do que peixes e cardumes, é a própria "Stigmergia" a funcionar. Claro que eu não sei o que é um "meme" ou "Stigmergia", fui ver e encontrei aqui e em muitos mais sítios. Quando tiver mais tempo lerei muito sobre esta (para mim) fascinante nova ciência a nascer...

Ver, sempre ver, é isso o que é preciso. Ver a informação e distrinçar a desinformação, o flagelo do século. O trigo e o joio. Mas eu sei que é muito mais do que peixes e cardumes. A analogia dos cardumes foi a mais simples que encontrei, mas eu sei que as analogias têm limitações e esta não foge à regra. Mas também, ainda há muito a desbobinar. Por exemplo, ainda nem falei do dinheiro, das hierarquias, de todos os modificadores daquilo que nos move, do risco, da entropia (entre outras coisas, uma medida da quantidade de informação nova de uma mensagem), do nosso hardware e software (mais analogias simplistas...), da desinformação. A procissão segue no adro dentro de momentos, quando tiver mais tempo. Mas tudo isto são abébias, coisas que desconheço completamente (a sociologia e a ciência dos sistemas complexos), não se esqueçam.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com