<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 9

toda uma existência por um pensamento 

acreditem, sobre a guerra já tudo foi dito. Sobre as passadas, o Iraque e as que virão. Sabemos que não foi "a natureza boa" que nos ensinou a guerra se nem o bem e o mal nos ensinou. Dito que está tudo, queria trocar toda uma existência por esse pensamento repetido até à exaustão. E isto devia bastar para o mundo compreender. Só depois de cada um de nós ter incorporado esta ideia no corpo podemos partir.

Infelizmente não é assim. Depois de aberta mais esta caixa de Pandora para onde nos levará a caixa de ressonância? Lembro-me de, nos dias seguintes ao início da guerra, na pressa de comentar em todos os canais, os mais variados comentadores preconizarem o fim da ONU... isso não aconteceu, e ao invés os grandes líderes em desacordo estão já em claro alinhamento. Penso que este resultado não é surpreendente porque a história conta-nos que a ONU teve outras crises no passado. Não sou especialista em assuntos internacionais mas melhor do que sobreviver não teria sido aproveitar a crise na ONU para a repensar enquadrando-a nos novos (des-)equílibrios do planeta? E com isso a (re-)credibilizar e fortalecer?

Um outro assunto em debate activo na Europa é o da existência de um ministro dos negócios-estrangeiros-comum, coisa que me parece essencial para ter uma política-internacional-comum e um papel a nível mundial. Ouvi já dois comentadores, em ocasiões diferentes referir que isso é impossível enquanto não tivermos um exército-comum-europeu. Temo que a manter-se o euro forte uma corrida aos armamentos ganhe corpo na europa como forma de aumentar as exportações e assim o euro forte... esta foi, julgo eu, a política dos EU desde a era Reagan. Outra-fórmula para a economia precisa-se.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com