<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 18

A pulseira do equilíbrio à venda nas melhores farmácias 


Há uns dias, ao entrar numa farmácia vi à venda as famigeradas pulseiras do equilíbrio. Saí logo e fui a outra farmácia mais tradicional!

A conversa da pulseira do equilíbrio é o que há de mais pernicioso na relação com a ciência: é um arremedo pseudo-científico. Dizer que tem um holograma quântico desenhado por um cientista da NASA deveria envergonhar qualquer pessoa que saiba um pouco de ciência e fazer corar um farmacêutico. Vê-se logo que é só conversa para enganar tolos, pois tem todos os ingredientes referidos em casos que tais: a falácia da autoridade (o cientista da NASA), a linguagem científica fora do contexto (o que é um holograma quântico?), as metáforas abusivas e ambíguas (equilíbrio).

E é curioso que as pessoas interpretem o equilíbrio que a pulseira lhes possa dar de diferentes formas: há quem veja nelas equilíbrio físico, psicológico, ou fisiológico. Tal como as antigas pulseiras magnéticas, mas agora o descaramento pseudo-científico é muito maior. À venda numa farmácia, bah!

Mas como poderíamos verificar a eficácia das pulseiras? Os testemunhos, por muitos que sejam, não servem para provar nada deste tipo. Teríamos de fazer um estudo controlado. Juntar-se-iam três grandes grupos de voluntários: um usava pulseiras verdadeiras, outro usava pulseiras falsas (mas não sabia disso) e, finalmente, outro grupo não usaria pulseiras. Seria necessário ainda encontrar um conjunto de parâmetros objectivos e concretos que pudessem ser medidos para todos os grupos. Se esses parâmetros melhorassem significativamente apenas para o grupo com pulseiras verdadeiras o estudo indicaria que as pulseiras seriam benéficas. Caso os parâmetros melhorassem significativamente para os grupos com pulseiras verdadeiras e falsas o estudo indicaria que estaríamos na presença de efeito placebo. Caso não houvesse diferenças significativas entre os grupos mostrar-se-ia que as pulseiras não eram eficazes.

O engraçado é que, tal como a astrologia, mesmo que se provasse que as pulseiras verdadeiras eram estatisticamente benéficas, nunca a explicação pseudo-científica que é dada sobre estas se tornaria científica. Caso existisse uma acção qualquer causada por um holograma quântico desenhado por um cientista da NASA seriam abaladas as fundações da ciência como a conhecemos hoje. Assim, é mais provável que seja mais uma vigarice. À venda numa farmácia, bah!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com