<$BlogRSDUrl$>

domingo, maio 30

Privacidade, onde estás? 

Muito se tem falado dos problemas de privacidade do Facebook. Com razão: parece-me que há motivos para no mínimo se discutir o problema da muita informação que se pode saber sobre uma pessoa em alguns segundos (veja-se o Pipl por exemplo, e as companhias a ele associadas, cujo negócio consiste em vender a nossa informação pessoal). Mas ainda agora começou esta discussão quando tropeço no Gowalla...

O Gowalla permite, entre outras coisas, descobrir pontos de interesse numa cidade, através dos "check-ins" que as pessoas fazem usando o seu telemóvel quando estão num dado local. Quantos mais "check-ins" um lugar tem, mais procurado é, logo deverá ter mais interesse. As pessoas usam o Gowalla para partilhar com os amigos os sítios por onde passam, sendo uma forma de saber se há amigos por perto, por exemplo. Os locais aliciam as pessoas a fazer "check-in", atraindo-as com presentes para os mais assíduos. É um negócio de futuro: outras redes sociais baseadas na geolocalização estão a surgir na net, como o Foursquare (o mais conhecido, na mira do Facebook) e o Loopt.



Os lugares vão assim ficando marcados pelas pessoas que por lá passam, o que parece útil, mas as pessoas também vão ficando marcadas pelos lugares por onde passam. Ficam marcadas pelos locais que mais visitam, quando os visitam, pelos amigos que têm, pelas suas preferências, tudo com nome e fotografia (no link anterior escolhi um utilizador que não tinha fotografia nem nome - uma raridade). Tudo isto é publicado para o o mundo inteiro ver e usar para os mais variados fins. Algumas dessas pessoas podem ser crianças a quem os pais deram um telemóvel para saberem por onde andam... mas com que idade se aprende a dar valor à privacidade?

Há ferramentas muito úteis como o Wikimapia, onde os locais são marcados pelas pessoas sem que estas dêem informação pessoal. Por outro lado, podemos imaginar que a falta de privacidade de um website como o Gowalla pode gerar publicidade gratuita, como a que sem querer estou a fazer neste momento... Mas ainda esta tecnologia está na sua infância e já outras se perfilam no horizonte, como a da possibilidade de seguir o rasto de alguém dentro de edifícios (ver video abaixo) através de tags e realidade aumentada...



A informação geográfica está cada vez mais rica e dinâmica, mas ainda está na sua infância. A digitalização do mundo está em curso nas suas várias vertentes e terá ainda muitas vagas de inovações. Tornar-se-á indispensável a todos, com aplicações admiráveis. Novos modelos de negócio baseados na nossa informação pessoal vão florescer a curto prazo, previsivelmente antes de compreendermos todas as suas implicações. Daremos ou venderemos a nossa privacidade até ela deixar de ter valor?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com