quarta-feira, abril 28
Será que a estátua "espoir-desespoir" de Olivier Deschamps existe mesmo?

A primeira vez que li sobre esta estátua foi num livro de química dos materiais [2] no qual há uma fotografia de muito má qualidade que é igual à do powerpoint de onde retirei a que apresento aqui. A presença da fotografia no livro é indicada como sendo cortesia do autor da escultura.
É de notar que no livro aparece uma fotografia com todos os autores lado a lado na qual é indicado que estes nunca se encontraram pessoalmente. Acresce que uma parte deles são também autores do artigo referido [1]. E que, neste artigo, na referência 12, é citado Olivier Deschamps, mas esta referência não parece corresponder a qualquer jornal científico conhecido.
Será uma piada entre especialistas? Será um logro que as pessoas citam sem verificar? Será que o autor fundiu a estátua e despareceu?
Também achei algo curioso a semelhança do nome Deschamps com Duchamp e serem associados em vários textos da internet. Além disso, na internet podemos encontrar pelo menos um Olivier Deschamps mas o único artista parece ser fotógrafo.
[1] K.R.C. Gisser, M.J.Geselbracht, A. Cappellani, L. Hunsberger, A.B. Ellis, J. Perepezko, G.C. Lisensky, Nickel-Titanium Memory Metal J. Chem. Educ. 71 (1994) 334.
[2] A.B. Ellis, M.J. Geselbracht, B.J. Johnson, G.C. Lisensky, W.R. Robinson, Teaching General Chemistry. A Materials Science Companion, American Chemical Society, Washington, DC, 1993.
Comments:
Enviar um comentário



