<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 28

Será que a estátua "espoir-desespoir" de Olivier Deschamps existe mesmo? 

Desde há algum tempo que tenho procurado verificar a existência da estátua "espoir-desespoir" de Olivier Deschamps representando uma mãe com uma criança nas mãos, as quais se moveriam em conjunto com as variações de temperatura. Esta estátua terá sido sido feita de uma liga metálica de níquel-titânio que apresenta memória da forma. É verdade que este material existe já há algum tempo, sendo usado, por exemplo, em armações de óculos, aparelhos dos dentes e sensores de fogo. Para além disso a sua química e física é bem conhecida [1,2]. No entanto, continuo a não conseguir verificar a veracidade da existência real estátua.

A primeira vez que li sobre esta estátua foi num livro de química dos materiais [2] no qual há uma fotografia de muito má qualidade que é igual à do powerpoint de onde retirei a que apresento aqui. A presença da fotografia no livro é indicada como sendo cortesia do autor da escultura.

É de notar que no livro aparece uma fotografia com todos os autores lado a lado na qual é indicado que estes nunca se encontraram pessoalmente. Acresce que uma parte deles são também autores do artigo referido [1]. E que, neste artigo, na referência 12, é citado Olivier Deschamps, mas esta referência não parece corresponder a qualquer jornal científico conhecido.

Será uma piada entre especialistas? Será um logro que as pessoas citam sem verificar? Será que o autor fundiu a estátua e despareceu?

Também achei algo curioso a semelhança do nome Deschamps com Duchamp e serem associados em vários textos da internet. Além disso, na internet podemos encontrar pelo menos um Olivier Deschamps mas o único artista parece ser fotógrafo.

[1] K.R.C. Gisser, M.J.Geselbracht, A. Cappellani, L. Hunsberger, A.B. Ellis, J. Perepezko, G.C. Lisensky, Nickel-Titanium Memory Metal J. Chem. Educ. 71 (1994) 334.

[2] A.B. Ellis, M.J. Geselbracht, B.J. Johnson, G.C. Lisensky, W.R. Robinson, Teaching General Chemistry. A Materials Science Companion, American Chemical Society, Washington, DC, 1993.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com