<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 5

Portugal Blues 

Portugal é o único país azul em 2010, diz-me a OCDE.

Olhando para a figura (clicar para aumentar), vejo que isto significa que Portugal é o pior de uma lista de 40 países de todo o mundo, no que diz respeito ao "current account balance (% of GDP)”. Sou tuga e não percebo nada de economia, mas tenho uma vaga ideia de que este indicador é assim a modos que a puxar para o importante (parece que tem a ver com sair mais dinheiro de um pais do que aquele que entra - quanto mais negativo for, mais depressa um país está a empobrecer).

O gráfico, feito neste site da OCDE, também mostra que Portugal deverá continuar a ser o pior destes países em 2011 e que andou pelos 2ºs, 3ºs e 4ºs lugares pelo menos desde 2005. Curiosamente, dois países de que se ouve agora falar muito no telejornal (qualquer coisa a ver com bancarrota) ocuparam antes este 1º lugar do top: a Grécia em 2009 e a Islândia de 2005 a 2008. Curioso...

A "maior crise dos últimos 80 anos", utilizada recorrentemente pelo governo para justificar o actual estado da economia (bendita crise, veio mesmo a calhar!), não explica estes vergonhosos lugares cimeiros no top: porque havemos de ser nós os piores, se todos sofrem com a crise?

Já uma péssima governação, sim, explica tudo.


Adenda: "Foi uma crise séria, a maior crise dos últimos 80 anos. Portugal foi dos países que melhor resistiu a essa crise. Quero salientar que Portugal foi senão o quarto o quinto país, que resiste melhor à crise financeira e Económica mundial." - José Sócrates, 8/3/2010, na apresentação do PEC (minuto 11:00 do video).

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com