<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, junho 2

Valores - que mais haveria de ser? 

A propósito deste post surgem-me algumas questões. Não duvido que quem defende a inexistência dos exames o faça depois de ter reflectido aturadamente sobre o assunto e consiga dirimir excelentes argumentos. Não me compete ajuizar da bondade do pensamento. Pelo contrário prefiro assumir de forma axiomática que o pensamento é em si mesmo justo e valoroso. Poderemos então procurar especular sobre eventuais sistemas onde fosse válido tal argumento. Podemos pensar num sistema em que houvesse avaliação mas sem recurso a exames ou outro tipo de instrumentos de avaliação similares? Na verdade sim, podemos pensar num sistema em que a seriação fosse efectuada por azar, ou seja, ao acaso como numa roleta. As vantagens neste caso é que todos os indivíduos estariam à partida em igualdade de circunstâncias de obter numa determinada posição e haveria confiança absoluta de que este tipo de seriação apenas tinha relação com a sorte! As desvantagens é que a sua utilidade seria questionável e não promoveria, de todo, o esforço. A excentricidade deste raciocínio é evidente mas é estranhamente ambíguo pois alguém pode sempre afirmar que o instrumento de avaliação é de tal forma inexacto, impreciso e falível que seria o mesmo que uma lotaria ou que os enviesamentos introduzidos seriam de tal forma injustos que seria melhor acabar de vez com esses terríveis instrumentos.
Outro sistema possível é aquele que preconiza não haver seriação nenhuma. E então? Resolvia-se de vez a questão do insucesso escolar na medida em que se eliminava o conceito. Todos os alunos passariam pela escola e chegariam ao mercado de trabalho em igualdade de circunstâncias (?). E o mercado, como faria? Não haveria qualquer problema uma vez que o conceito seria uma vez mais transportado para a sociedade em geral eliminando-se qualquer tipo de seriação. E seria mau ou bom? A questão é descabida já que numa sociedade dessas esses conceitos não existiriam.
Por mim, prefiro viver da forma actual com todos os enviesamentos e injustiças mas sempre acreditando que a mudar que seja para melhor (enquanto o conceito faz sentido)!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com