terça-feira, junho 30
Pelos caminhos de Portugal
A resistência é um conceito físico giro, aparentado com a inércia, que podemos aplicar no dia a dia nas mais variadas situações.
Nestes dias tenho pensado se a regra de associação de resistências em paralelo que se aprende no liceu não teria dado jeito para poupar uns cobres a este país. Por exemplo, é sabido que se temos duas resistências em paralelo num circuito eléctrico, a maior parte das cargas eléctricas vão pela menor resistência. O mesmo é verdade para dois tubos horizontais em paralelo por onde passa um líquido: a maior parte das moléculas de líquido vão pelo tubo que tem a menor resistência hidrodinâmica.
Algo de semelhante pode passar-se quando temos duas auto-estradas em paralelo: se houver duas que façam o mesmo percurso (por exemplo, Estarreja-Porto) e se uma tiver portagem (A1: €4.8 ida e volta) e a outra não (A29), então uma deve ter maior resistência do que a outra. Afinal de contas, as pessoas não têm resistência a pagar €4.8 desnecessariamente?
Pelos vistos não, muitas pessoas ainda usam a A1 nesta zona. Mas há ainda um outro dado a ter em conta: é que nem todas as pessoas que utilizam a A1 para se deslocar ao norte sabem do truque de se sair em Estarreja para em apenas 1500 metros mudarem para a auto-estrada gratuita...
Não deixa de ser estranho que alguém se tenha lembrado de fazer uma auto-estrada gratuita paralelamente a uma com portagens... e que durante anos ela tenha sido construída (de modo diferente de uma auto-estrada com portagens), sem que se questionasse se seria a melhor coisa a fazer... e que durante anos ela se tenha mantido sem portagens, roubando gradualmente tráfego à A1...
18/10/2006: Portagens nas Scut podem avançar em 2006
07/07/2007: Portagens nas Scut do Norte avançam até ao final do ano
27/02/2008: Brisa prevê portagens nas Scut no Verão
02/10/2008: Mário Lino garante portagens nas Scut avançam "o mais depressa possível"
21/03/2009: Portagens nas SCUT da região norte "a todo o vapor"
A informação ainda flui muito lentamente na era da informação...
Nestes dias tenho pensado se a regra de associação de resistências em paralelo que se aprende no liceu não teria dado jeito para poupar uns cobres a este país. Por exemplo, é sabido que se temos duas resistências em paralelo num circuito eléctrico, a maior parte das cargas eléctricas vão pela menor resistência. O mesmo é verdade para dois tubos horizontais em paralelo por onde passa um líquido: a maior parte das moléculas de líquido vão pelo tubo que tem a menor resistência hidrodinâmica.
Algo de semelhante pode passar-se quando temos duas auto-estradas em paralelo: se houver duas que façam o mesmo percurso (por exemplo, Estarreja-Porto) e se uma tiver portagem (A1: €4.8 ida e volta) e a outra não (A29), então uma deve ter maior resistência do que a outra. Afinal de contas, as pessoas não têm resistência a pagar €4.8 desnecessariamente?
Pelos vistos não, muitas pessoas ainda usam a A1 nesta zona. Mas há ainda um outro dado a ter em conta: é que nem todas as pessoas que utilizam a A1 para se deslocar ao norte sabem do truque de se sair em Estarreja para em apenas 1500 metros mudarem para a auto-estrada gratuita...
Não deixa de ser estranho que alguém se tenha lembrado de fazer uma auto-estrada gratuita paralelamente a uma com portagens... e que durante anos ela tenha sido construída (de modo diferente de uma auto-estrada com portagens), sem que se questionasse se seria a melhor coisa a fazer... e que durante anos ela se tenha mantido sem portagens, roubando gradualmente tráfego à A1...
18/10/2006: Portagens nas Scut podem avançar em 2006
07/07/2007: Portagens nas Scut do Norte avançam até ao final do ano
27/02/2008: Brisa prevê portagens nas Scut no Verão
02/10/2008: Mário Lino garante portagens nas Scut avançam "o mais depressa possível"
21/03/2009: Portagens nas SCUT da região norte "a todo o vapor"
A informação ainda flui muito lentamente na era da informação...
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