<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 18

Outros olhares 

Em tempos falei aqui sobre ver o mundo ao contrário. Trocar as voltas a nós próprios e obrigarmo-nos a ver tudo de modo diferente do que estamos habituados, eventualmente ao contrário, é um exercício sempre útil para melhor compreendermos o que nos rodeia e sobretudo os outros.

Os mapa-múndi ditos "normais", aqueles que estamos habituados a ver nas enciclopédias e que poderíamos inocentemente pensar que nos mostram o mundo tal como ele é, são uma visão deformada da realidade. As próprias enciclopédias nos dizem: "All map projections distort the surface in some fashion".

O contrário pode também ser verdade: mapas deformados podem ajudar-nos a ver melhor a realidade, como acontece no Worldmapper, onde podemos ver dezenas de mapas deformados sobre as mais variadas estatísticas.

Adivinhe o que o mapa abaixo nos mostra:

(se respondeu a prevalência de SIDA no mundo, acertou. Simples de ver, não é? )

É um jogo engraçado de se fazer a dois: um escolhe o mapa, o outro tenta adivinhar o que se está a ver. Aposto em como não acerta no que estamos a ver neste mapa:

(clicar no mapa para ver a resposta.)

Então e com o nosso Portugalzinho, não se podia fazer o mesmo? O rectângulo à beira mar todo encarquilhadinho, obeso aqui, espigadote acolá, não nos daria mais rapidamente uma visão de como somos na realidade? E com as imagens a variar no tempo, teríamos o filme das nossas vidas. Fica a sugestão, para quem quiser quiser fazer um site interessante e útil...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com