<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 15

O défice democrático 

Encontrei um antigo amigo “professor de liceu”. Andou uns anos pela Madeira, mas já há outra mão cheia de anos que dá aulas no continente.
Comparava as duas realidades, nunca na Madeira, e pelas escolas por onde andou, sentiu qualquer pressão ou qualquer mal-estar, relacionados com o alegado défice democrático do Reino do Jardim. Por lá fala-se à vontade, as pessoas exprimem livremente as suas opiniões e os seus desacordos. Enquanto por cá... há medo, há suspeição(sic). Perante tanta certeza e determinação deixei-o falar.
Mas há qualquer coisa que não bate certo, então os conselhos executivos das escolas, democraticamente eleitos pelos pares, não passam afinal de um bando de malfeitores, ainda por cima de um determinado partido, sedentos de poder e que só esperavam ter as costas quentes, alguém que lhes aprovasse e até lhes incentivasse o jogo, para começarem a dar azo à sua autoridade ditatorial e pidesca? É possível acreditar nisto? Ainda por cima generalizando-se por esse país fora, como esse amigo me queria fazer crer.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com