<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 28

Biocombustíveis 

Quando bio não é necessariamente o melhor:

“Ao decidir atribuir 7,3 biliões de dólares em subsídios anuais para a produção de agrocombustíveis, os EUA, contribuíram para um aumento que chegou aos 400 % do preço do alimento básico dos Mexicanos, a tortilla.

Em qualquer dos casos é, de novo, aos países do Sul que vão buscar as fontes de energia. E, se nada for feito, repetir-se-á a maldição do petróleo: a pobreza das populações em países ricos em recursos energéticos.”


Boaventura Sousa Santos, Visão 25/10/07


“- Porque chama “necrocombustíveis” ao etanol?

Frei Betto – … Lula deveria segur o exemplo dos produtores de petróleo – a criação de uma Etanolbrás, uma empresa estatal para controlar a produção do etanol. Seria o modo de evitar a acção destruidora dos patrões do etanol, conhecidos por sonegarem impostos, dependendo do dinheiro público e não respeitarem a legislação do trabalho. Os apanhadores de cana ganham por tonelada colhida, não por hora trabalhada Nas mãos dos “usineiros” o dinheiro corre o risco de ficar no exterior. E a transformação do Sudeste brasileiro num grande canavial já fez aumentar em 30 % o preço do leite e encolher a Amazónia.”

Frei Betto (ex-acessor de Lula para as políticas sociais)Visão 25/10/07

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com