<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 14

Ó p'á mim a governar 

Pelos vistos, nem depois de se terem detectado casos de gripe das aves em Portugal (H5N2, não a H5N1) se conseguiu saber quantas aves existiam nas explorações afectadas. E queria o governo saber quantas aves domésticas há em todo o país, em qualquer momento?

14/9/2007: Vírus H5N2 detectado em Portugal.
"Fonte do Ministério referiu que se trata de explorações ao ar livre, pelo que foi impossível determinar o número de animais que as integravam, mas que as aves que se encontravam no local foram sendo abatidas."



23/5/2006: "Registo de aves não será fiscalizado"
"Portugal foi "pioneiro nesta matéria". Segundo um porta-voz do ministério da Agricultura, "fomos o primeiro país da Europa a decidir fazer este recenseamento". Nenhum dos outros países europeus, como a Alemanha, a Dinamarca, a França ou a Roménia - onde o vírus foi detectado - está a fazê-lo.

O ministro Jaime Silva admitiu em Bruxelas prolongar o prazo para o registo de aves de capoeira, frisando que esta é uma medida de precaução adoptada por Portugal, e não uma obrigação comunitária. "Foi uma medida de precaução da Direcção-Geral de Veterinária, naturalmente com o acordo do Governo português", disse, à margem de um Conselho de Agricultura.

"Tomámos esta decisão quando ninguém a tinha tomado na União Europeia", insistiu, justificando a medida com a necessidade de haver um inventário exacto para a eventualidade de surgir um foco de gripe das aves no País. Jaime Silva acrescentou que "ficaria contente" se 70% do efectivo de aves de capoeira ficasse inventariado em Portugal."


Quantas aves foram inventariadas para todo o país? Pode-se saber ou estou a ser mauzinho?

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com