terça-feira, julho 10
No Políptico do Mosteiro de Celas
pormenor do Políptico do Mosteiro de Celas
O pintor da Assunção da Virgem do Políptico do Mosteiro de Celas (autor desconhecido sec XVI, obra que se encontra no Museu Nacional Machado de Castro) serviu-se dos seguintes pigmentos:
1. Branco de Chumbo [2PbCO3 .Pb(OH)2] –pigmento produzido artificialmente a partir . do metal. È um pigmento branco opaco de elevado índice de refracção. Historicamente é o pigmento branco mais importante.
2. Lápis Lazúli [(Na, Ca)8(AlSiO4)6(SO4,S,Cl)2] –obtém-se a partir da pedra semipreciosa com o mesmo nome. Este mineral de cor azul tem índice de refracção baixo: em aglutinantes oleosos forma camadas translúcidas, em aglutinantes aquosos é muito opaco.
3. Azurite [2CuCO3.Cu(OH)2] pigmento natural que corresponde ao mineral com este nome. Quanto maior a dimensão das partículas, maior a intensidade da cor.
4. Verdigris [Cu(C2H3O2)2.2Cu(OH)2] – obtido artificialmente dos produtos de corrosão do cobre. É o pigmento verde de cor mais intensa. A sua opacidade em óleo é reduzida.
5. Malaquite [CuCO3.Cu(OH)2] –pigmento natural correspondente ao mineral com a mesma denominação. Tal como a azurite /mineral ao qual anda associado na Natureza) a intensidade de cor da malaquite depende do seu grau de moagem.
6. Amarelo de chumbo e estanho (Pb2SnO4) – pigmento artificial com elevado índice de refracção que permite a pintura de camadas opacas.
7. Vermelho de chumbo (Pb3O4) pigmento artificial de cor laranja, que produz camadas opacas de cor intensa.
8. Vermelhão (HgS) – o elevado índice de refracção torna-o opaco, mesmo quando de fino grão.
9. Laca vermelha – corante orgânico (extraído das raízes da planta Rubio peregrina L.) precipitado sobre um substrato inorgânico; proporciona tintas translúcidas.
Texto (com pequenas edições assinaladas a itálico) retirado do belíssimo catálogo da exposição “O Sol e o Pintor”, até ao fim de Setembro no Museu da Física da UC.
O pintor da Assunção da Virgem do Políptico do Mosteiro de Celas (autor desconhecido sec XVI, obra que se encontra no Museu Nacional Machado de Castro) serviu-se dos seguintes pigmentos:
1. Branco de Chumbo [2PbCO3 .Pb(OH)2] –pigmento produzido artificialmente a partir . do metal. È um pigmento branco opaco de elevado índice de refracção. Historicamente é o pigmento branco mais importante.
2. Lápis Lazúli [(Na, Ca)8(AlSiO4)6(SO4,S,Cl)2] –obtém-se a partir da pedra semipreciosa com o mesmo nome. Este mineral de cor azul tem índice de refracção baixo: em aglutinantes oleosos forma camadas translúcidas, em aglutinantes aquosos é muito opaco.
3. Azurite [2CuCO3.Cu(OH)2] pigmento natural que corresponde ao mineral com este nome. Quanto maior a dimensão das partículas, maior a intensidade da cor.
4. Verdigris [Cu(C2H3O2)2.2Cu(OH)2] – obtido artificialmente dos produtos de corrosão do cobre. É o pigmento verde de cor mais intensa. A sua opacidade em óleo é reduzida.
5. Malaquite [CuCO3.Cu(OH)2] –pigmento natural correspondente ao mineral com a mesma denominação. Tal como a azurite /mineral ao qual anda associado na Natureza) a intensidade de cor da malaquite depende do seu grau de moagem.
6. Amarelo de chumbo e estanho (Pb2SnO4) – pigmento artificial com elevado índice de refracção que permite a pintura de camadas opacas.
7. Vermelho de chumbo (Pb3O4) pigmento artificial de cor laranja, que produz camadas opacas de cor intensa.
8. Vermelhão (HgS) – o elevado índice de refracção torna-o opaco, mesmo quando de fino grão.
9. Laca vermelha – corante orgânico (extraído das raízes da planta Rubio peregrina L.) precipitado sobre um substrato inorgânico; proporciona tintas translúcidas.
Texto (com pequenas edições assinaladas a itálico) retirado do belíssimo catálogo da exposição “O Sol e o Pintor”, até ao fim de Setembro no Museu da Física da UC.
Etiquetas: Exposições, Química Luz e Arte
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