<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 2

O poder da incerteza 

Al Gore no documentário “Uma verdade inconveniente” (ver também OceanOS):

“Foi feito um estudo exaustivo sobre todos os estudos científicos editados em publicações especializadas, revistas por peritos, sobre o aquecimento global, escritos nos últimos 10 anos. Pegaram numa grande amostra: 10%, 928 artigos. Sabem qual o número que discordava do consenso científico de que estamos a causar o aquecimento global e de que este é um problema grave? Dos 928? Zero.

O equívoco de haver desacordo quanto aos factos científicos foi criado de modo deliberado por um grupo relativamente pequeno de pessoas. Um dos seus memorandos internos foi passado cá para fora. Eis o que dizia, segundo a imprensa. O objectivo deles é: ‘Reposicionar o aquecimento global como teoria, em vez de facto’.

Isto já aconteceu antes (imagem no fundo: “Os médicos preferem Camel”). Após o relatório da Direcção Geral de Saúde... Um dos memorandos deles, de há 40 anos, dizia: ‘o nosso produto é a dúvida, visto que é a melhor maneira de criar controvérsia na mente do público’.

Mas terão eles tido sucesso?

Lembram-se dos 928 artigos revistos por peritos? Zero por cento discordavam do consenso. Houve outro estudo de todos os artigos na imprensa generalista nos últimos 14 anos. Analisaram 636 artigos. Mais de metade (53%) dizia: ‘não temos a certeza. Talvez seja um problema, talvez não.’

Não admira que as pessoas fiquem confusas.”


Eu também tenho dúvidas, mas procuro tê-las na exacta medida que o IPCC as tem (considero que o IPCC é quem representa o melhor conhecimento científico sobre o aquecimento global).

Aproveitando o poder da incerteza, deixo-vos com esta: com tantas dúvidas, não estaremos a ser anjinhos?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com