<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 12

Gripe 

O projecto GRIPEPT.PT visa criar e testar um sistema de vigilância epidemiológica que envolva activamente a Sociedade Portuguesa.

A base do sistema é o presente website especialmente criado com duas funções:
- informar e educar a população sobre a gripe
- recolher informação relativa ao estado de saúde da população através de inquéritos online.

Os dados recolhidos contribuirão para monitorizar, em tempo real, a evolução da epidemia de gripe em Portugal.

Esta informação complementará aquela que é obtida pelos métodos de vigilância convencionais actualmente a cargo do Centro Nacional da Gripe (CNG) e do Observatório Nacional de Saúde (ONSA), possibilitando uma detecção mais precoce de eventuais anomalias e uma captação de pessoas que recuperam sem recorrer aos serviços de saúde. A rapidez deste sistema permitirá a elaboração de gráficos, compilação e análise de dados, em tempo real, da propagação da gripe no país. Os gráficos estarão disponíveis no site onde serão actualizados continuamente. A recolha de dados é feita com base em sintomas, possibilitando a monitorização simultânea de várias doenças.

Este trabalho será acompanhado pelo desenvolvimento de modelos matemáticos e plataformas computacionais com capacidade para simular a propagação da gripe em Portugal e avaliar cenários de intervenção. Informação geográfica e demográfica será incluída com vários níveis de detalhe. Esses modelos serão parametrizados recorrendo a um sistema de dados que complemente, de forma adequada, a informação proveniente do sistema de vigilância actual com a do sistema proposto neste projecto. Este trabalho será desenvolvido por investigadores do Instituto Gulbenkian da Ciência, liderados pela Doutora Gabriela Gomes, e todas as conclusões pertinentes serão prontamente comunicadas à Direcção Geral de Saúde.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com