terça-feira, novembro 29
Publicidade Encapotada Barata e Eficiente
Há uns dias atrás assisti no “60 minutos” (SIC Notícias) a uma reportagem sobre o fenómeno GOOGLE. E a pergunta surgiu óbvia: quais as fontes de receita do GOOGLE? Acho que toda a gente já fez a mesma pergunta. O principal financiamento do GOOGLE, segundo os directores, vem de dois ou três items publicitários que aparecem do lado direito sempre que se faz uma pesquisa. Por exemplo, se fizermos uma pesquisa sobre uma qualquer flor exótica é certo que no lado direito vão aparecer links para floristas. Explicava o director executivo da GOOGLE que é publicidade barata e eficiente e dava o exemplo de uma amiga, que fazia tapetes artesanais, que gastou 50 dólares a publicitar os seus tapetes e que num curto espaço de tempo ficou com encomendas que não conseguiria satisfazer até ao fim dos seus dias. E é credível que assim seja. Lembrei-me disto porque ontem reencaminhei para o Nuno um email com o título “Truck Art”, cheio de imagens fantásticas de camiões verdadeiramente artísticos que publicitam os produtos que transportam. Ao que o Nuno com o seu “olho clínico” me respondeu na volta do correio “Já reparaste que o camião está sempre no mesmo sítio (ou praticamente)? Parece-me que as pinturas apenas foram feitas na imagem e não nos camiões”. Pois é, é mesmo. E isso leva-me a todas as dezenas de emails que recebo de colegas e amigos com filmes giros e divertidos que se vêem no Windows Media Player (passe a publicidade), mas que são sempre isso mesmo, publicidade. Barata e eficiente. E todos nós a passamos alegremente. Como aqueles homens sandwich a quem pagavam para se passearem com uns cartazes apregoando isto e aquilo. Só que agora nem é preciso pagar e a publicidade anda muuuuuiiiito mais depressa. Ovo de Colombo.
Comments:
Enviar um comentário