<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 29

Os livros que ando a ler “O Atiçador de Wittgenstein” 

David Edmonds e John Eidinow, Editora Temas e Debates

"O Atiçador de Wittgenstein" parte de um episódio “irrelevante”: um encontro entre os dois grandes filósofos austríacos, K. Popper e L. Wittgenstein numa tarde do Outono de 1946 na Universidade de Cambridge. Reza a lenda, que irritado com a palestra que o convidado Popper proferia Wittgenstein atirou com um objecto que se utiliza para avivar o lume, o atiçador, bateu a porta e saiu da reunião. Irrelevante.
Começando e acabando com este episódio o livro acompanha o percurso académico e a vida destes dois pensadores de origem judaica, nascidos no virar do século numa Viena culta, em que a comunidade judaica tinha grande preponderância. Dois homens cuja vida acompanha o pensamento e a vida intelectual do sec XX. Que atravessam duas guerras mundiais e o desmoronamento da Áustria sob o jugo Nazi. Que tudo uniu e tudo separou e que, reza ainda a lenda, apenas terão estado juntos no episódio do atiçador.
Wittgenstein, senhor de um mau feitio sem igual, excêntrico, depressivo, às vezes de um ascetismo exacerbado, somava admiradores, aduladores, adoradores, que lhe copiavam o mais pequeno gesto. Karl Popper, não perdia no mau génio, detestava ser contrariado, mas em tudo o resto era mais normalmente humano.
Leiga que sou (a minha filosofia quase que ficou no Kant e no Descartes do Liceu) facilmente entendo as preocupações filosóficas de Popper, “A sociedade Aberta”, a democracia, que fizeram dele um guru para um sem número de governantes do século passado. Já Wittgenstein, que reduzia a filosofia a jogos de linguagem… Parece-me mais um peça de non-sense, umas quantas vezes me lembrei de “A Lição” de Ionesco, com a rapariga que estava a fazer um doutoramento total, mas não sabia qual era a capital de Paris França. E pasmo quando leio que Popper quase passou de moda, por datado, enquanto que Wittgenstein continua no TOP 5 ou TOP 10 dos pensadores de todos os tempos. Há, de certeza, muito mais coisas entre o céu e a terra.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com