<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 19

Olhar para outro lado, assobiar para o ar, fingir que não é nada connosco 


[imagem: IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change, Working Group I: The Scientific Basis]

"Há nova e mais forte evidência de que grande parte do aquecimento global observado nos últimos 50 anos seja atribuída a actividades humanas."

Algures no mundo, alguns dos melhores supercomputadores estão a trabalhar para melhor compreendermos o que se passa com o clima. Ele está a mudar, mas o que está a causar esta mudança? Fenómenos naturais, o homem ou ambos? Até que ponto o homem é responsável?

As perguntas são simples, encontrar respostas é de uma complexidade extrema. O clima é não-linear, caótico, pode ter comportamentos muito variados a longo prazo se se alterarem muito ligeiramente as condições iniciais. Se utilizarmos supercomputadores para correr repetidamente modelos climáticos sofisticados variando ligeiramente essas condições (curvas a cinzento nos gráficos acima) e se compararmos os resultados com o tempo observado a nível global nos últimos 150 anos (curvas a vermelho), não obtemos um bom ajuste se considerarmos apenas motivos naturais (1º gráfico). Também não o obtemos se utilizarmos no modelo apenas factores de origem humana (2º gráfico). Mas esse ajuste consegue-se muito bem se considerarmos que ambos os factores actuam simultaneamente (3º gráfico).

A chaleira terrestre aquece, está a apitar e alguns "whistleblowers" tentam avisar-nos. Mas, com tanta gente a assobiar para o ar, ninguém ouve o global warning.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com