<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 3

A Associação de Apoio à Criança (Guimarães) 

A palavra à Associação de Apoio à Criança:


“Toda a criança tem direito a um colo.
A Associação de Apoio à Criança procura dar um colo às crianças com menos de 6 anos que são maltratadas, mal cuidadas ou abandonadas pelos pais.
Só na família a criança encontra a atenção o carinho e harmonia de que necessita para crescer feliz.
Na falta desta, a associação de apoio à criança procurará encontrar-lhe um novo colo na sua própria família ou numa família de adopção.
O trabalho da associação desenvolver-se-à em estreita cooperação com a Segurança Social e os Tribunais.
As crianças terão uma casa acolhedora onde receberão os melhores cuidados, até ao dia em que encontrarem o colo de um pai ou de uma mãe.
Para isso vamos adaptar a casa do nº 44 da Rua de Santa Maria.
Esta obra só será possível com a ajuda de todos.
Ajude-nos a crescer.
Contacte-nos, faça-se sócio, envie o seu donativo ou ajude como puder.
Email:
apoiocriança@sapo.pt
Tel 253511374 “



Agora falo eu:


Por várias razões tenho acompanhado de muito perto o trabalho da Associação de Apoio à Criança de Guimarães.
Esta associação, que tem o estatuto de associação de utilidade pública, nasceu da vontade de um conjunto de homens e mulheres de Guimarães sensibilizados para o problema da emergência infantil em Portugal e nomeadamente na zona de Guimarães. Porque a casa da Rua de Santa Maria tardava alugaram, provisoriamente, uma outra casa em Guimarães e desde Fevereiro deste ano começaram aí a receber crianças.
Pretendendo apoiar crianças com menos de 6 anos sempre lhes foi dito pela Seg . Social que não se iludissem porque iriam ter sobretudo pedidos para apoiarem crianças mais velhinhas, bebés nessas condições seriam raros. Estranha cegueira da Seg. Social: a casa provisória tem 12 lugares e neste momento estão lá 9 bebés até aos 2 anos e 3 crianças com mais de 2 anos! E lamentam não ter capacidade para receberem mais porque “todos os dias” lhes chegam mais pedidos para receberem bebés, muitos recém-nascidos vindos directamente das maternidades da região.

E porque conheço de perto esta instituição, asseguro que os bebés têm lá todo o carinho e todo o colinho do mundo. E que as pessoas que com eles privam todos os dias (quer os técnicos, os voluntários da direcção da associação e todos os que lidam diariamente com as crianças) se ligam a estes bebés e a estas criançasde uma forma indescritível. Mas, o que considero mais importante, é que apesar das enormes saudades que sentem dos que vêem partir, se esforçam diariamente para que eles passem ali o menos tempo possível, porque acreditam que “só na família a criança encontra a atenção o carinho e harmonia de que necessita para crescer feliz”. E chateiam os tribunais e chateiam a Seg Social. O que faz toda a diferença! Porque apesar da inépcia do Estado (dizer, por exemplo, que durante as férias judiciais os processos destas crianças estiveram absolutamente parados) e apesar de só receberem crianças desde Fevereiro, já encontraram uma família para uma mão cheia de bebés.
Porque acreditam que o futuro destas crianças não pode esperar.


PS Ser sócio só custa 20 euros por ano e tem-se o privilégio de se ter notícias de todas as actividades da associação e de se saber que se está a contribuir para um futuro melhor para estas crianças.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com