<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 24

Precisões 

Leio na última Visão que ardeu mais de 10% do território português, isto numa altura em que a área ardida era cerca de 110 mil hectares (agora já vai em 180 mil...). Já tinha lido o mesmo na semana passada, no Expresso salvo erro. Que falta de cuidado, senhores jornalistas! Portugal tem cerca de 90 mil quilómetros quadrados e, que eu saiba, um quilómetro quadrado são 100 hectares (1 hectare é a área de um quadrado com 100 metros de lado). Portanto, Portugal tem cerca de 9 milhões de hectares de área e os jornalistas deveriam querer dizer que ardeu pouco mais de 1% do território nacional e não mais de 10%... (agora que a área ardida vai em 180 mil hectares, já se pode falar em 2%.)

E já agora: uma área não se mede em quilómetros, como eu li no Expresso (salvo erro) e ouvi, no mesmo dia, no jornal da TVI! Quilómetros quadrados sim, isso diz-me qualquer coisa!

[Adenda, 27/8/2005: no Expresso de hoje diz-se que a área de floresta de Portugal é 3,4 mil milhões de hectares. Se isso fosse verdade, seria mais do que a área dos dois maiores países do mundo juntos (Rússia e Canadá). O valor certo é 1000 vezes menor (3,4 milhões de hectares).]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com