<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 31

Entulhar Portugal 

Portugal já foi um país de brandos costumes. Agora é um país de brutos costumes devido à branda fiscalização e legislação.

Como se não bastassem os incêndios a queimar-nos as florestas e cidades, temos ainda que aguentar com a queima do lixo e do entulho de obras que a nossa omnipresente indústria de construção civil semeia por todo o lado. A queima de 1 kg de lixo, por exemplo num bidon durante um fogo florestal, pode emitir centenas ou milhares de vezes mais dioxinas e furanos do que a queima de 1 kg de madeira "limpa" (digo "limpa" porque há também a madeira tratada, que pode emitir também centenas de vezes mais dioxinas do que a madeira limpa, por exemplo se for tratada com pentaclorofenol).

Porque é que em Portugal não se faz como noutros países ditos civilizados, onde é obrigatório o uso de contentores adequados para guardar os resíduos das obras e onde há legislação e fiscalização que desincentiva eficazmente a prática dos habituais despejos?

E já agora, não seria de estudar aprofundadamente os efeitos desta absurda queima anual de floresta-lixo na saúde da população portuguesa?

[Fotos: interior de Coimbra (3ª elipse a contar de cima, neste mapa), Agosto de 2005]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com