sábado, abril 2
A circulação nas rotundas
Contrariamente ao que se poderia pensar, o novo Código da Estrada não vem clarificar os problemas da circulação nas rotundas. Isso só o bom senso poderá fazer. Mas como todos achamos que temos muito...
Parece-me que as regras de trânsito mais importantes nas rotundas são a obrigação de ter uma velocidade especialmente moderada e a perda de prioridade de quem entra numa rotunda. Mas é mesmo aqui que começam os problemas. Muitas vezes quem entra primeiro é quem entra mais depressa e, embora isso contrarie a regra da velocidade, esta violação é infelizmente difícil de quantificar. E neste caso só o bom senso e a condução defensiva nos valem...
Quanto à circulação nas filas de trânsito mais interiores, vejamos o que diz o Código. Diz, como aliás já dizia antes, que, nas rotundas, se deve circular dando o lado esquerdo às placas. Isto não significa, no entanto, que se deva circular nas filas mais à esquerda, junto às placas, pois esta disposição também é cumprida circulado na fila mais à direita. Diz também (e isso é novo) que, dentro das localidades, se existirem várias filas de trânsito, os condutores devem utilizar a fila de trânsito que for mais conveniente ao seu destino (seja lá o que é isso!). Mas diz também que só é permitido mudar para outra fila de trânsito (nas rotunda) depois de tomadas as devidas precauções, para mudar de direcção e ultrapassar. Ou seja o novo Código da Estrada permite a circulação nas filas de trânsito mais interiores, se for conveniente ao destino do condutor (embora isso seja subjectivo) e a ultrapassagem nas rotundas, mas não diz que os condutores devam seguir a trajectória mais curta para o seu destino, atravessando todas as filas de trânsito a grande velocidade.
Finalmente, note-se que os ciclistas, os animais (com condutor) e os veículos de tracção animal têm agora também prioridade quando circulam nas rotundas.
Parece-me que as regras de trânsito mais importantes nas rotundas são a obrigação de ter uma velocidade especialmente moderada e a perda de prioridade de quem entra numa rotunda. Mas é mesmo aqui que começam os problemas. Muitas vezes quem entra primeiro é quem entra mais depressa e, embora isso contrarie a regra da velocidade, esta violação é infelizmente difícil de quantificar. E neste caso só o bom senso e a condução defensiva nos valem...
Quanto à circulação nas filas de trânsito mais interiores, vejamos o que diz o Código. Diz, como aliás já dizia antes, que, nas rotundas, se deve circular dando o lado esquerdo às placas. Isto não significa, no entanto, que se deva circular nas filas mais à esquerda, junto às placas, pois esta disposição também é cumprida circulado na fila mais à direita. Diz também (e isso é novo) que, dentro das localidades, se existirem várias filas de trânsito, os condutores devem utilizar a fila de trânsito que for mais conveniente ao seu destino (seja lá o que é isso!). Mas diz também que só é permitido mudar para outra fila de trânsito (nas rotunda) depois de tomadas as devidas precauções, para mudar de direcção e ultrapassar. Ou seja o novo Código da Estrada permite a circulação nas filas de trânsito mais interiores, se for conveniente ao destino do condutor (embora isso seja subjectivo) e a ultrapassagem nas rotundas, mas não diz que os condutores devam seguir a trajectória mais curta para o seu destino, atravessando todas as filas de trânsito a grande velocidade.
Finalmente, note-se que os ciclistas, os animais (com condutor) e os veículos de tracção animal têm agora também prioridade quando circulam nas rotundas.
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