<$BlogRSDUrl$>

domingo, fevereiro 13

A cerca de oitocentos graus celsius 

Os últimos números do ministério do Ambiente indicam que são produzidos em Portugal 254 mil toneladas de resíduos industriais perigosos por ano. Depois de retirados os resíduos que podem ser reciclados e aqueles que devem ser colocados em aterros sanitários controlados, sobra uma dezena ou duas de toneladas de resíduos perigosos que terão de ser incinerados, o que poderá ser feito através do processo de co-incineração. Se o fazemos nós em Portugal ou os exportamos para outros países é uma decisão política e económica e não científica.

A CCI foi criada pelo parlamento para avaliar e acompanhar o processo de co-incineração de resíduo perigosos nas cimenteiras, mas nunca os argumentos científicos convenceram ninguém que não quisesse à partida ser convencido. De qualquer forma, passados vários anos, a situação ter-se-á alterado, embora me queira parecer que a sempre urgente requalificação ambiental das cimenteiras não tenha avançado quase nada.

A ciência é um processo contínuo de criação de conhecimento. Não me parece que seja beliscada por polémicas e discussões, mesmo se azedas.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com