<$BlogRSDUrl$>

sábado, dezembro 18

Máquinas de procura - IV 

De vez em quando ponho-me a pensar na maravilha que é esta "tecnologia viva" que nos rodeia. No prodígio de sofisticação que é um pequeno insecto, uma microscópica célula ou uma ínfima molécula como o ADN. Também penso em como é possível tratarmos tão mal esta natureza, tão impossivelmente "hi-tec", ao buscarmos a felicidade nas rudimentares tecnologias que produzimos. Bem, mas não é isso o que me traz a este post.

As árvores são seres fantásticos, pena eu saber tão pouco sobre elas. Olho para as árvores e dá-me para pensar como são tão inteligentes, ou assim parecem, nas suas estratégias de procura.

Quando procuramos alguma coisa, tendemos a formar árvores que pesquisam todo o espaço. As árvores procuram espaço para chegar à luz do sol, logo formam ramos que por sua vez se subdividem, num incessante "procura desse lado que eu procuro deste". Em cada subdivisão diminui-se drasticamente o espaço a procurar, tudo com um mínimo de esforço pois aproveita-se o suporte que foi construído antes. As árvores também procuram nutrientes no solo e as raízes separam-se, espalhando-se pelo espaço disponível, com a vantagem de ancorarem a árvore que cresce acima do solo. As árvores são "máquinas de procura” extremamente optimizadas para vencer a concorrência. E é notável que esta procura seja tão eficientemente mantida, que seja tão compatível com a rede de transportes de nutrientes, de resíduos, de dissipação/absorção de energia e que tudo isto cresça, se adapte e sobreviva com tanto sucesso.

O inverno está aí à porta, temos a chance de admirar melhor este prodígio de exploração constante. A forma da árvore diz-nos como ela procura. Porquê o tronco mais ou menos comprido? O que nos diz a forma dos seus ramos? Como varia a forma da planta com a escala? Porque não vemos grama da altura de casas? No Inverno, olhemos em redor e admiremos o espectáculo do nudismo vegetal.

[imagem daqui]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com