quinta-feira, novembro 11
Ver o cérebro
Ontem assisti, aqui na Universidade, a uma conferência do Prof Castro Caldas, “Como se adapta o cérebro ao conhecimento da ortografia”, em que ele nos falou de experiências que têm sido realizadas, sobretudo utilizando a imagiologia médica, e que lhe permitiram concluir que, ao nível cerebral, o acto de leitura é completamente diferente consoante se trate de um analfabeto, de uma pessoa letrada na idade própria ou de um adulto que aprendeu a ler já quando adulto. As conclusões destes estudos são claras e inquietantes, porque afinal não saber ler, não é só não saber ler, o cérebro menos “ginasticado” apresenta muito menos conexões e ligações entre hemisférios, apresentando nos analfabetos muitas outras incapacidades. E estas conclusões estendem-se a outras competências: por exemplo parece que nos cérebros dos músicos as ligações entre hemisférios estão particularmente desenvolvidas.
Até onde chegarão estas novas tecnologias: chegará o dia em que nos lerão a alma, qual Blimunda Sete Luas?
Até onde chegarão estas novas tecnologias: chegará o dia em que nos lerão a alma, qual Blimunda Sete Luas?
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