<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 29

O bolo 1-2-3 ou 4-8-12 ou 5-10-15 

Recomeço com uma receita.
O Miguel nasceu há 3 meses 8 dias e mais ou menos 20 horas e seguramente, muitas das horas dos 3 meses 8 dias e mais ou menos 20 horas passei-os eu a ver televisão, que é das poucas coisas que se podem fazer quando se tem que segurar um bebé ao colo (também se pode ler mas, dá menos jeito porque implica uma mão livre para segurar o livro). A tarefa de ver televisão horas a fio é coisa complicada: durante o dia devem-se evitar os canais portugueses. Refugio-me na SIC-notícias mas a páginas tantas já se ouviram as mesmas notícias 10 vezes e já se sabe tudo sobre o mercado bolsístico e sobre todas as tricas do futebol, passo à SIC-mulher onde há boas séries mas, num curto período de tempo já repetiram os episódios 3 vezes. Depois é o zapping por todos os outros canais e lá se vai passando o tempo e com sorte o bebé adormece de tanta chatice...
Ontem parei no GNT porque estava lá uma senhora simpática numa aula de culinária... e já estou quase a chegar á receita.
Os programas de culinária encantam-me. A prosa gastronómica bem feita maravilha-me. Recomendo os artigos que o FJV do Avis escreve na Grande Reportagem dos sábados (antigamente também não perdia o José Quitério mas desde que a Revista do Expresso se transformou na Única deixei de comprar o jornal e por isso de o ler).
E agora a receita da senhora doGNT. Começam-se por se bater 5 ovos (ou 4 ou 3!) durante 8 minutos com a batedeira eléctrica. Depois juntam-se 10 colheres de sopa de açúcar (ou 8 ou 6!) e bate-se mais 5 minutos e por fim juntam-se 15 colheres de sopa de amido de milho (ou 12 ou 9!), a velhinha farinha Maizena – nesta altura a senhora do GNT aconselha a que se ponha a batedeira no máximo para que quando se deita o amido colher a colher a cozinha fique cobertinha de um pó branco finíssimo e nós muito mais felizes . E já está – vai ao forno 40 minutos a 180ºC.
Como poderão imaginar o bolo 1-2-3 ou 4-8-12 ou 5-10-15, não é nenhuma especialidade divina, mas pode ser feito por qualquer nabo, é didático para quem o queira fazer com as crianças (estão a ver, podem trabalhar-se as proporções), pode ser comido por alérgicos ao gluten e é capaz de não ser mau ao pequeno almoço com manteiga ou compota.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com