<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 8

Anti-sinalização 

Há pelo menos uma semana que este "10" está ali, na circular de Coimbra, quando se sobe para o Hospital. Pobre coitado, é ignorado por todos os condutores, que circulam geralmente a 60 km/h, 80 ou mais. O limite costuma ser 50 km/h, mas reduziu-se a 10 por causa da entrada e saída de máquinas que, suponho, utilizam muito esporadicamente o pequeno caminho de terra batida que mal se vê na foto.

Como se esqueceram de avisar o fim da proibição, um condutor que respeite as regras tem de andar 8 minutos a 10 km/h até encontrar o limite de velocidade seguinte, 1 km e pouco mais acima. Se por acaso a brigada de trânsito o faz (não acredito), deve causar engarrafamentos enormes quando passa por ali.

Por todo o país há anti-sinais destes, que nos ensinam a não seguir as regras de trânsito. Por exemplo, limita-se a velocidade a 30 quando se pretende que se circule a 50 km/h, porque se assume que se o limite fosse 50, os condutores andariam a 70. E assim, porque perdemos a confiança na sinalização e passamos a fazer nós as regras, ignoramos a sinalização mesmo quando ela está correcta. Deste modo, estes sinais aparentemente inofensivos contribuem na prática para a mortandade que observamos nas estradas.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com