<$BlogRSDUrl$>

sábado, julho 24

Onda de Calor 

Na onda de calor que assolou o país em 2003, estima-se que terão ocorrido cerca de 2000 óbitos em excesso (relativamente a uma época normal), como se pode ler neste relatório. Prevê-se para os próximos dias nova onda de calor, possivelmente não tão forte, mas há que prevenir.

No site da Direcção-Geral da Saúde pode ler-se:

Importa proteger as pessoas mais vulneráveis ao calor (pessoas idosas, acamadas ou que vivem isoladas, bebés e crianças), pelo que se alerta as unidades de saúde, as instituições sociais, os familiares e vizinhos para a necessidade de apoio e ajuda a estas pessoas para se protegerem do calor.
 
Aconselha-se a população a evitar esforços físicos, a exposição directa ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 horas e as 16 horas), a procurar locais frescos e climatizados, a ingerir mais líquidos evitando as bebidas alcoólicas, açucaradas, gaseificadas e com cafeína, porque podem provocar desidratação. As pessoas com doenças crónicas ou a fazer dietas com pouco sal ou com restrição de líquidos, deverão aconselhar-se com o seu médico.
 
Para mais informações, consulte as Recomendações no site da DGS  e/ou telefone para a Linha Saúde Pública (808 211 311).

Este folheto informativo poderá também ser útil.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com