<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 11

A minha wishlist: a base de dados anti-fa(nto)chada 

Seria uma base de dados de candidatos a eleições que me permitisse, de uma forma simples e rápida, saber:

- que candidatos desistiram do cargo para que foram eleitos,
- porque razão desistiram,
- quanto tempo estiveram no cargo até desistir,
- todos os cargos que ocuparam em vez daquele para que foram eleitos,
- em que partidos ocorreram mais desistências (discriminadas: desistências por impedimento físico seriam facilmente separáveis das restantes),
- já agora, que frases proferiram os candidatos sobre a sua permanência/desistência do cargo e outros factos que ajudem a perceber o que existe por detrás da fachada de cada um.

A base de dados seria acessível pela web e conteria uma entrada por cada candidato que alguma vez tivesse sido eleito, sendo engrossada com novos dados a cada eleição. Não seria possível retirar um candidato da base de dados, ou retirar informações acerca de desistências no passado.

Seria possível, por exemplo através de um código de cores (verde, amarelo, vermelho), saber rapidamente quais são os candidatos que mais facilmente quebram o seu compromisso para com os eleitores. Idem para os partidos que os promovem. Seria por exemplo possível ter uma lista de nomes, por partido, com os candidatos de risco às próximas eleições (i.e., apenas os amarelos ou vermelhos), indicando o círculo eleitoral por onde concorrem. Casos especiais, como o da rotatividade de deputados, estariam assinalados e devidamente explicados.

Tal base de dados seria tão útil e fácil de fazer... uma simples página de texto na web poderia ser um primeiro passo. Em tempos de gigabytes, o problema da memória curta dos eleitores resolve-se num instante com um punhado de kilobytes...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com