<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 21

Onde está a zebra? 

De há 2 ou 3 dias para cá, tenho tido uma experiência interessante logo de manhã: para levar a minha filha à escola primária nº 10 da Solum, tenho de atravessar uma rua com 4 faixas de rodagem, cheia de trânsito, usando uma passadeira virtual que desapareceu quando a rua foi asfaltada por causa do Euro 2004. A estratégia que sigo é simples: apesar de virem carros, atravessamos a rua como se a passadeira estivesse lá, confiando que os condutores se lembrem da que existia e parem. É um pouco como jogar aquele jogo de vídeo, o Frogger, lembram-se? Até agora ganhámos sempre, mas ainda jogámos poucas vezes. Os muitos outros pais que levam os filhos diariamente à escola também têm ganho, suponho. Esperemos que tudo corra bem. Os pais e os filhos têm corrido bem.

A rua até pode estar a ser pintada neste preciso momento em que escrevo este texto, mas é importante dizer que não há justificação para que não se sinalize uma estrada logo a seguir a ela ser asfaltada. O "logo a seguir" não é "dias depois", note-se! A construção ou manutenção de uma estrada não pode ser incompatível com a existência de sinalização adequada para os utentes. Neste caso particular, uns metros mais abaixo há uma outra passadeira que liga duas paragens de autocarro, também muito utilizada e desaparecida. Uma outra um pouco mais acima fica(va) logo a seguir a uma curva apertada, com má visibilidade, portanto. Para além de tudo isto, não há sinalização a indicar os sentidos do trânsito, pelo que o que vale é que a maioria dos condutores sabe que ali é costume haver duas faixas em cada sentido.

Quando passei por lá hoje à noite, estavam a trabalhar, mas só vi que estavam a asfaltar uma outra parte da rua e uma rotunda. Quero confiar que a estrada estará minimamente sinalizada amanhã de manhã, quando voltar a levar a minha filha à escola. Senão, lá vou ter de me perguntar: "porque é que a galinha atravessa a rua?"

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com