<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 11

Futebola de Neve 

- "Chegou a colecção que vai melhorar o jogo de cabeça do seu filho. Livros oficiais de exercícios de matemática do Porto, Benfica e Sporting desenvolvidos com base no programa Ministério da Educação para alunos dos 7 aos 11 anos. Com dezenas de fotografias e dados históricos dos clubes, esta colecção torna a matemática mais interessante. Não deixe o seu filho perder estes desafios." (anúncio do Público, 7 de Maio 2004)

- Os cartazes do PS têm uma mão a mostrar um cartão amarelo. Nos do PSD o cartão é vermelho. Políticos de todos os quadrantes, comentadores, intelectuais, professores usam metáforas futebolísticas para facilitar a compreensão da mensagem.

- "Em 2004 vamos perder 5000 portugueses. Causa: cancro do cólon." Para mostrar o que representa a falta de 5000 pessoas, mostram-se cadeiras vazias num estádio. (anúncio da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia).

- A publicidade às principais marcas atinge-nos diariamente dezenas de vezes, procurando-nos pôr a vibrar com o futebol e criando a impressão de que todos estão obcecados com o Euro. Uma loja de computadores de que nunca ouvi falar sente necessidade de colocar cartazes com um campo de futebol, a bandeira de Portugal e alguém vestido como se fosse jogador da selecção.

- O tema do dia de carnaval na escola primária da minha filha foi o Euro 2004. Nesse dia, foram ao novo estádio. Há pouco tempo, quando a selecção jogou com a Suécia, eles foram convidados pela Câmara Municipal e pela McDonald's a não ter escola nesse dia. Foram de novo ao estádio ver treinar a selecção. De pequenino se torce o cérebrozinho?

Haveria muitos outros exemplos que mostram como o futebol cada vez mais invade campos da sociedade que não lhe dizem directamente respeito (se quiser, use os comentários para nos lembrar de mais alguns). Ao que tudo indica, essa tendência será mais forte durante/após o Euro.

Com tanta visibilidade, o Futebol até parece importante. Como ensinar as crianças (e adultos!) a não confundir visibilidade ou popularidade com importância? Exactamente o que é que uma criança aprende rodeada por esta futemania? Que efeitos a longo prazo terá a extrema difusão da cultura futebolística na nossa sociedade?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com