<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, abril 30

A origem dos solos 

[Acho o texto que se segue uma delícia. É uma resposta dada por um aluno do 12º ano num exame de Geologia, por volta de 1978 (os meus agradecimentos ao professor muito especial que ma cedeu). Pedia-se que o aluno desenvolvesse o seguinte tema:

Tema B
Origem dos Solos
a) componentes essenciais
b) conceito de horizontes de solo
c) diferenciação dos horizontes do solo


Na transcrição que se segue, procurei ser o mais fiel possível ao texto original, daí os erros de ortografia. Repare-se na louvável preocupação do aluno em responder a todos os tópicos que eram pedidos.]

"Origem dos solos"

Há várias hipóteses que nos falam acerca da origem do solo. Uma delas acenta na chamada teoria da "colisão" ou seja a explusão de duas "nuvens atómicas" que se aproximaram e deram originaram um planeta; que, mais tarde se passou a dominar por solo; quando enriquecido por materiais rochosos, terra, água, vida, etc... Uma outra teoria, diz-nos que este solo ter-se-ia formado a partir de uma simples nuvem gasosa que se expandiu ao longo dos tempos e se desenvolveu originando um planeta que mais tarde se passaria a dominar por solo.
O solo é importantíssimo para o progresso biológico e natural; quer isto dizer sem ele era impossível a vida e o desenvolvimento do que é natural (continente e oceanos).
Os componentes essenciais do solo são: a água e a terra. Cerca de 2/3 cobrem o continente oceânico e um terço o cont. terrestre.
Para além da água e da terra; existe uma gama variadíssima de rochas e plantas que recobrem o solo e que lhe dão belíssimas formas de beleza. O solo é por si mesmo "encantador". Tem enormes planícies, vales, montes, serras, etc, que lhe proporcionam determinadas formas. Poderemos ver o grande horizonte que se depara aos nossos olhos quando olhamos em redor. Tudo o que a nossa vista alcança é chamado o horizonte solar. O solo oferece-nos variadíssimos "espectáculos" consoante o que queiramos ver. Assim, se estivermos no alto duma serra, poderemos olhar em redor e ver-mos planícies, vales, lagos de água, rios, pinhais etc....
Se for-mos à praia e nos colocar-mos num ponto alto o nosso horizonte será o mar. Poderemos concluir que há uma g.de diversidade de horizontes de solo que a nossa vista alcançe.
Cada horizonte tem a sua beleza natural e a sua própria constituição. Podem ser "espectáculos" de água, terra, árvores, planetas, etc... mas os que nos revelam maior diversidade são os horizontes do próprio solo. Daí a chamada diferenciação dos horizontes do solo.


Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com