<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 19

Passagem de ano para o povo e mais do mesmo... 

Na Praça da República, na passagem do ano organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, o João Melo, dos Fúria do Açúcar, a declamar "pirilampos que do cume saem" e a cantar "caga nisso" e "que porra". A narrar estafadas estórias sem graça sobre lenços de papel reciclado que ao serem usados para "limpar uma lágrima do canto do olho poderiam já ter sido usados para limpar outro olho" e, na falta de algo mais imaginativo, a tentar prender o público com Benficas, Sportings e Briosas. Enquanto ouvia tudo isto, indiferente ao seu conteúdo e só ligeiramente enjoado, tive a certeza de que já há demasiada gente a cultivar a escatologia e a expressão livre dos instintos mais baixos. E que, se em algum momento ser grosseiro foi uma forma de protesto, já não o é agora de certeza, pois a grosseria está em todo o lado, em especial na televisão, nos estádios e nos espectáculos populares. Dir-se-ia que é para manter a turba ocupada e as pessoas cultas afastadas que, junto com a morbidez dos crimes e casos mais ou menos fabricados pela comunicação social, se fornece ao povo estes espectáculos absolutamente baixos e ridículos!

Nesse mesmo dia, pela tarde, na rádio, uma senhora o que mais desejava para o próximo ano era "castigo para os pedófilos!" e quando o locutor lhe perguntou se não desejava também saúde a senhora que "sim, sim, mas o que desejo mesmo é castigo para os pedófilos!..." Em seguida, outro ouvinte, desejou que a selecção portuguesa tivesse bons resultados e também "castigo para os pedófilos". Das várias pessoas ouvidas só dei conta de uma pedir mais atenção para com os pobres e com os trabalhadores.

Aproveitando os tradicionais pedidos das passagens de ano, o que mais desejo para este país é mais cultura, mais educação (no sentido nobre, embora mais urbanidade já não fosse mau), mais inteligência e mais espírito crítico.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com