<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 28

Porque é que o excesso de velocidade é importante? 

[Este post vem na sequência dos outros dois abaixo. A lista não é exaustiva.]

1. Porque aumenta a gravidade dos acidentes. A perigosidade de um acidente aumenta com a velocidade a que se conduz. Se chocarmos contra um poste a 60 km/h, a energia cinética transferida no acidente é 4 vezes maior do que se tivéssemos chocado a 30 km/h. A quantidade de movimento é 2 vezes maior e é também determinante para a gravidade do acidente.
Se chocarmos com um carro que vai a uma velocidade diferente do nosso, o que importa é a velocidade relativa (diferença de velocidade dos dois veículos). Neste texto, coloco-me no ponto de vista do condutor que vê todos os objectos (asfalto, postes, árvores, peões, veículos, etc) em movimento relativamente a ele. Chamo “velocidade” à velocidade dos diferentes objectos relativamente ao carro.

2. Porque faz diminuir o tempo que temos para ver o que se passa em redor. Ou seja, é um dos factores que aumenta o risco de acidente. Esse tempo é crucial para podermos identificar todos os objectos que se movem em nossa direcção a nós, prever as suas trajectórias, decidir eventuais correcções na nossa condução e manter alguma tolerância contra imprevistos. Se conduzimos mais depressa, começamos a perder a capacidade de analisar e prever todas as situações, o que tem um efeito análogo a estar distraído na condução ou a falar ao telemóvel. Com a agravante do choque ser mais grave a maior velocidade!

3. Porque temos um tempo de reacção finito. Não reagimos instantaneamente aos estímulos exteriores: sentimos, pensamos, só depois agimos. Isto demora algum tempo. Durante esse tempo os objectos movem-se relativamente a nós, se forem demasiado depressa pode ser tarde demais. Aumentando a velocidade, a distância de reacção (distância percorrida até começarmos a agir) aumenta na proporção directa.

4. Porque os outros também têm menos tempo para reagir à nossa velocidade. Este factor é frequentemente esquecido pelos condutores. Num entroncamento com má visibilidade por exemplo, pode tornar-se virtualmente impossível entrar-se nele sem chocar se nesse momento aparecer um outro condutor em excesso de velocidade. Confia-se na sorte. Pode funcionar em casos isolados, mas não com os grandes números...


5. Porque faz aumentar a distância de travagem (=distância até conseguirmos parar o carro).

6. Porque como a distância de travagem é maior, o número de obstáculos percorridos também o é (imagine-se o caso de um despiste).

7. Porque faz aumentar a velocidade de impacto (velocidade a que se choca se o obstáculo estiver a uma distância inferior à distância de travagem).

8. Porque faz aumentar a instabilidade do carro. Em caso de acidente isto é crucial. Aumenta a instabilidade na travagem, a probabilidade de capotamento...

9. Porque diminui a capacidade de manobrar o carro. Desviar-se de um obstáculo a 20 km/h é completamente diferente de fazê-lo a 60 km/h... idem a 120 ou 160 km/h. Quanto maior a velocidade, maior é o raio das menores curvas que conseguimos dar em condições de segurança.

10. Porque se em média todos andarmos mais devagar, em média haverá menos acidentes e estes serão menos graves.

11. Porque é um critério objectivo, utilizável para multar, tendo um efeito dissuasivo sobre os condutores. E como meio de prevenção é extremamente eficaz: em fila, basta que alguns condutores diminuam a velocidade para os aceleras também terem de conduzir mais devagar, reduzindo-se a probabilidade e a gravidade média dos acidentes. Naturalmente, não seria bom se com a redução de velocidade se estimulasse as ultrapassagens, pelo que o ideal é criar uma cultura de responsabilidade e de risco nas pessoas, para que a grande maioria delas e não apenas uns poucos reduzam a velocidade.

12. Porque consumimos muito mais combustível e gastamos muito mais dinheiro. Uma mesma viagem fica mais cara, mais perigosa e mais poluidora se formos depressa. No entanto, teimamos em exceder os limites de velocidade. Então como é isto? Barafustamos quando sobem o preço do combustível e depois queimamos dinheiro por conduzir em excesso de velocidade? E o protocolo de Quioto? Que tal começarmos a fazer nós próprios também qualquer coisa, agir em nossa casa/carro, em vez de só barafustar contra os outros? Que tal começarmos já hoje a cumprir o nosso protocolo de Quioto pessoal?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com