<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 22

Wish list: o visualizador de blogosferas 

Imagine all the people
Sharing all the world...

[Imagine , John Lennon]

Gostava de poder visualizar a Blogosfera. Vê-la, no espaço, a pairar diante de mim, poder aperceber-me da sua forma e observar como ela varia no tempo.

Por exemplo, ver uma figura que represente um blogue, ligado a outras figuras semelhantes que seriam os blogues seus vizinhos. Uns maiores, outros menores, consoante a audiência, mais próximos ou mais distantes conforme os cliques que trocam entre si.

Como a troca de cliques é assimétrica, poderiam existir tubos duplos a unir os blogues, talvez com grossuras ou cores diferentes consoante o tráfego. As posições relativas dos blogues seriam meramente indicativas, mas deveriam dar uma ideia dos blogues que mais contribuem para as audiências de outros blogues.

Em suma, gostaria de ver uma imagem que me mostrasse, de relance e de forma intuitiva, com o nível de detalhe que se quisesse, as principais relações que existem na Blogosfera: os blogues mais influentes, o modo como a informação de um altera a vizinhança, de que forma a informação flui na rede de tubos unidireccionais que formam os links.

Seria interessante ver a evolução de tais imagens ao longo do tempo, como num filme onde cada “frame” poderia corresponder por exemplo a um dia ou uma semana. Observar a dinâmica da blogosfera, reparar como uns blogues se descobrem uns aos outros e se aproximam, como se desinteressam e afastam, como crescem ou como desaparecem, deixando ou não marcas. Parece-me que isto seria possível analisando a informação do technorati e de um site meter que fosse comum a todos os blogues.

Se juntássemos a informação de um Google, seria ouro sobre azul. A imagem acima poderia ter variantes, que permitissem por exemplo iluminar os blogues que analisam um dado termo de pesquisa num dado momento, para sabermos que temas dominam que partes da blogosfera. Poderia eventualmente saber-se que áreas de discussão estão próximas entre si, que clusters de conhecimento existem, se florescem ou definham, como se interpenetram, que ideias surgem associadas, como se propagam, enfim, um nunca acabar de informação cultural e evolutiva.

Ver a humanidade linkada, a partilhar ideias, a compreender o mundo, a evoluir, deve ser bonito... Imagine all the people...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com