<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 2

Vamos encher os estádios! 

- Pai, os leões existiram de verdade?
- Sim, ainda existiam no meu tempo.
- A sério, não estás a brincar?
- Não, a sério!
- Então e deixaste que acabassem com eles?

Possivelmente haverá sempre leões nos jardins zoológicos, mesmo que eles deixem de existir em total liberdade. A mesma sorte não têm outras espécies de animais menos emblemáticas, que se extinguem todos os anos às dezenas de milhar, sem ninguém notar.

Extinções sempre houve, elas são naturais e resultam do apuramento das espécies, da competição, da adequação à dinâmica do meio ambiente. Mas hoje o homem influencia cada vez mais essa dinâmica. As espécies não podem adaptar-se suficientemente depressa às alterações provocadas pelo homem e por isso o ritmo a que as espécies se estão a extinguir tem aumentado drasticamente. Quando não consome outras espécies, o Homem compete com elas, pelo espaço, pelos recursos. E ganha, embora à custa da perda de biodiversidade, o nosso maior tesouro, que demorou muitos milhões de anos a conquistar. Mas não tem de ser assim.

Vem isto a propósito desta notícia do Guardian. Se pudéssemos sentar no novo Estádio Cidade de Coimbra todos os leões do mundo, todos os tigres, todos os linces ibéricos, todas as chitas de África, sobrariam ainda muito lugares. Hoje, há menos 90% de leões do que há 20 anos atrás, quando os Rolling Stones ainda iam a metade da sua carreira.

Como foi possível o Homem acabar com um animal como o Dodo (para citar o exemplo mais conhecido), que hoje conhecemos apenas pelos livros? A resposta é simples: por ignorância, falta de visão, estupidez. Tal como hoje para os leões, tigres, etc. A história repete-se, com a diferença de que o problema se agudizou, mostrando que somos duplamente estúpidos, pois não aprendemos com os erros do passado. Irão os nosso filhos e netos viver num mundo sem leões em liberdade? E gorilas? E elefantes? E ...? E acharemos normal?


[Adenda, 23:14 - Afinal talvez seja necessário usar o relvado do estádio: o total de leões, tigres, linces ibéricos e chitas dá 46600, usando os dados do artigo do Guardian. Ou seja, aproximadamente o número de pessoas que esteve no concerto dos Rolling Stones. Para todo o mundo, é muito pouco, obviamente.]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com