<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 3

o PIB e o MIB 

Todos conhecemos o PIB (produto interno bruto). O MIB (multiplicação iterno bruto) ninguém sabe o que é. Não sabe porque eu acabei de o inventar. É, pois, muito provável que não faça qualquer sentido, ainda assim já registei a patente!

Vou explicar o que é usando uma analogia com a economia familiar, como os nossos políticos tanto gostam de fazer. Tomemos uma família, com dois adultos -que trabalham- e dois jovens -um que estuda e outro que está doente. A família atravessa uma época de algumas dificuldades e não consegue comprar mais metros quadrados para a nova casa, não consegue comprar mais centímetros cúbicos para o novo carro. É o seu PIB que é baixo!

Então a família encontrou a solução: um jovem decidiu deixar de estudar, o outro jovem decidiu deixar de estar doente. Os rendimentos da família diminuiram um pouco: -deixaram de receber abono familiar para o jovem que não estuda, -deixaram de receber subsídio de doença para o jovem que já não está doente. Mas as despesas caíram em flecha, não mais livros, não mais mesada, não mais transportes, não mais medicamentos. O saldo das contas familiares, o PIB, é vê-lo crescer. Com o PIB puderam também crescer os metros quadrados e os centímetros cúbicos que tanta falta faziam.

Agora o MIB. Esse mede a verdadeira riqueza produzida, gerada, usada, legada pela família. Sem o estudo o MIB desce. Sem a saúde o MIB desce. Sem o abono e o subsídio de doença o MIB desce. Quando os jovens forem adultos e descobrirem que não têm saúde nem escola aí o MIB desce ainda mais.

É tudo uma questão de números, a economia não é uma ciência exacta, como nos querem fazer crer. Os números e as contas são exactos mas as fórmulas são humanas. Nós podemos decidir.
Para a mesma decisão familiar, o PIB sobe, mas o MIB desce. Como sabemos quando o PIB sobe, sobem também os votos. Que interessa quem cá estará para ver o MIB descer?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com