<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 2

Ver e fazer não ver 

Duas notícias do Público de hoje, sintomáticas do clima de apreensão em que vivemos.

Ver:

Em Dois Mil Anos, o Planeta Nunca Esteve Tão Quente como Agora
O planeta nunca esteve tão quente. Nos últimos dois mil anos, não há registos de se terem atingido as temperaturas a que agora chegam os termómetros. A conclusão é de um estudo feito por investigadores britânicos e americanos, que fizeram o levantamento da recente história climática da Terra.

Mais informação: 1, 2


Fazer não ver:

Administração Bush Acusada de Distorcer a Ciência para Favorecer as Suas Posições
A posição da Administração Bush relativamente às medidas a tomar quanto ao aquecimento global é outro exemplo adiantado pelo relatório Waxman. Os EUA renegaram em 2001 o protocolo de Quioto, que estipula medidas para controlar as emissões de gases que aumentam o efeito de estufa. Bush disse que queria investir na investigação, por achar que não estava suficientemente demonstrada a ligação entre a actividade humana e as alterações climáticas.
Mas sabe-se que os conselheiros do Presidente apagaram mesmo do relatório anual sobre a poluição atmosférica de 2002, elaborado pela Agência de Protecção do Ambiente (EPA) dos EUA, a secção relativa ao aquecimento global. No final, as referências ao aquecimento global eram minimais. Apenas esta frase: "Este relatório não tenta abordar a complexidade deste assunto."
A Administração quis eliminar referências a estudos que referissem subidas da temperatura ao nível global na última década, em comparação com os valores do milénio. Foram também suprimidas referências a um estudo promovido pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, encomendado pela própria Casa Branca.


Mais informação sobre a desinformação: 1, 2, 3

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com