<$BlogRSDUrl$>

domingo, setembro 14

O estádio da nação 

A minha memória é curta e já não me lembro da primeira estimativa de custos para a "remodelação do Estádio de Coimbra" (termo frequentemente usado por governantes/autarcas para iludir incautos, uma vez que se demoliu um estádio para se construir um outro novo em cima). Sei que a estimativa era muito inferior a 35 milhões de euros, o valor que ouvi falar durante os últimos tempos. No Diário de Coimbra da passada sexta-feira, dia da inauguração, falava-se já em 50 milhões de euros (que estranho, um número tão redondo?!), mas dizia-se que "apenas contou com 3,75 milhões do Estado". Gostava que alguém mais bem informado me dissesse de onde vieram os restantes 46,25 milhões de contos, dizendo quantos vieram do contribuinte, quantos vieram da destruição do parque dos Heróis do Ultramar para construção de um centro comercial com hipermercado, habitações (não previstas no PDM, ao que ouvi dizer), etc.

Gostaria também que alguém dissesse de uma vez por todas qual vai ser o custo total do estádio. E, sobretudo, quem vai pagar os 6 milhões de euros/ano que, segundo li na mesma notí­cia do DC, vão custar a manutenção e a amortização do empréstimo.


(a figura é da net, mas vem mesmo a calhar...)

Cito ainda da mesma notícia:

" 'Temos de encontrar uma fórmula mágica para rentabilizar o estádio', gracejou [Carlos Encarnação, Presidente da Câmara de Coimbra], deixando claro que, só com o futebol, serão pouco viáveis as tentativas de equilibrar as contas. Será preciso, na sua opinião, recorrer à  cedência de espaços ou à  realização de espectáculos."

Esperemos que os 6 milhões de contos de manutenção/amortização incluam o arranjo do relvado que deverá ficar lindo, com cerca de 20 mil pés a pular em em cima durante o concerto dos Rolling Stones. Talvez um concerto/arranjo desses por semana ajude as finanças. Se não fosse o grosso desses 6 milhões de euros ser devido ao empréstimo, sobre o qual já não há nada a fazer a não ser pagar, eu quase que propunha que se destruisse o estádio logo a seguir ao Euro 2004, para que o dinheiro fosse aplicado em coisas mais úteis e importantes...

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com