<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 22

Meme mentiroso 

Recebi um mail que finge ser uma página HTML de assistência técnica da Microsoft. Tem o logotipo, links para a Microsoft, parece vir de um endereço do domí­nio Microsoft, finge ser uma actualização de segurança da Microsoft e por isso traz um attachment que é preciso correr no sistema. Seria uma imitação perfeita, não fosse o caso da Microsoft obviamente não distribuir as suas actualizações por spam (correio não solicitado). É um hoax, uma mentira, e começa a ser discutido na web (ver notícias por exemplo aqui e aqui). É um novo meme, que previsivelmente se vai propagar bem. O texto começa deste modo:

"Microsoft Customer

this is the latest version of security update, the 'September 2003, Cumulative Patch' update which fixes all known security vulnerabilities..."


O que acho interessante é ver como a selecção "natural" está a levar a desinformação, os ví­rus e o spam a terem de ser cada vez "melhores" para sobreviver. A ideia é sempre a mesma: propagarem-se o mais possí­vel, enganando os seus "predadores" (que são a nossa incredulidade, os nossos programas anti-virus e anti-spam, cada vez mais sofisticados), reproduzindo-se, propagando-se. Tal como as bactérias resistentes aos antibióticos, estamos a assistir a "mutações" de memes (novos memes mentirosos) que os tornam mais resistentes às suas curas. A diferença está em que estas mutações ocorrem a uma velocidade notável e são extremamente eficientes, pois não são fruto do acaso mas sim de seres humanos inteligentes (o que acelera muito a evolução das "espécies"). Produzem-se assim mais facilmente "seres óptimos" que se propagam pela rede a grande velocidade (a velocidade de propagação aumenta com o catastrofismo da mensagem, com a credulidade do receptor e com a forma como ele reage e transmite a "doença" a outros receptores).

Por enquanto somos muito crédulos e acreditamos ainda demasiado nestas mentiras, mas gradualmente estamos a perder a inocência. Estamos a começar a duvidar de tudo, a não confiar em nada, tendendo para, num futuro próximo, termos desinformação extremamente bem feita que nos leva a praticamente não acreditarmos em nada. Como é a informação que em grande parte nos faz mover, num mundo desinformado de forma optimal hesitamos muito, acabando por praticamente ficar parados. Não agiremos em face do verdadeiro perigo, o que é deveras inquietante...

Adenda (23:15): não corra o programa que vem com este mail, ele é perigoso!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com