<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 3

linha azul (2) 

eu vi, eu vi! eu vi uma linha azul a percorrer os caminhos estreitos da baixa e da alta. Ainda não vi o autocarro mas sei que ele não é azul, é verde. Esses autocarros são eléctricos (têm baterias). Coimbra terá também alguns autocarros híbridos: diesel e eléctrico (com baterias).

Ambos são boas soluções para zonas urbanas porque ambos poluem menos localmente, incluindo menos ruído. O motor diesel de um veículo híbrido pode ser totalmente afinado para um melhor rendimento energético -logo (quase implicitamente) menor poluição-, por oposição, a afinação comum privilegia a capacidade de aceleração. Só para as compras: a Toyota comercializa em Portugal o Prius, um ligeiro-de-passageiros-híbrido a gasolina e baterias que para além das qualidades apontadas é... caro!

Ambos usam baterias para armazenar a energia eléctrica. As baterias são um concentrado venenoso de metais pesados, cuja reciclagem/reutilização têm de ser cuidadosamente planeadas.

Assim, o autocarro da linha azul também não é bem verde, talvez verde acinzentado... mas eu quero aplaudir à linha azul e ao autocarro pequeno de qualquer cor. Todas as tecnologias têm o seu uso e a cota de cada uma deve ser avaliada e monitorizada. A cota da gasolina e diesel está já claramente muito ultrapassada, a das baterias está ainda quase a zero. Se toda a gente que ler este post, for amanhã comprar um carro eléctrico, eu depois-de-amanhã falo dos motores a hidrogénio que emitem... vapor de água!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com