<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 9

ismos (2) 

Continuo o texto do João Carlos sobre os fundamentalismos com um comentário que recebemos e de que reproduzo uma parte.

"Na verdade a democracia é o sistema vigente em Israel e naturalmente surge uma alternância democrática entre os partido moderados e os "duros".
Os primeiros são geralmente conhecidos por negociar a paz tendo-o feito já por diversas vezes em circunstâncias penosas. Os segundos - que também já negociaram a paz - têm desde meados dos anos 80 optado por soluções mais bélicas. Qualquer destas atitudes tem receptividade junto do eleitorado Israelita que as escolhe com total liberdade de voto e expressão.
Esta descrição não coincide, no meu dicionário, com a de qualquer fundamentalismo." Enviado por P.A..

A democracia é um sistema complexo e imperfeito - claro. Diz-se que é o pior dos sistemas mesmo sendo o melhor que temos. Mas, para que uma democracia funcione de modo minimamente aceitável é necessário muito mais do que eleições livres e alternância democrática.
Uma população bem informada e com capacidade de intervenção cívica é essencial. Media independentes que informem bem e com capacidade de análise crítica também.
A democracia é um sistema sempre inacabado que é necessário permanentemente vigiar e modificar. O que me interessa olhar para as bases em que assenta o edifício e afirmar cegamente - sim, só pode estar tudo certo - se olhando para a sua sombra eu o vejo mais torto do que Piza?

Infelizmente, eleições livres e fundamentalismo não são impossibilidades lógicas. Democracia e fundamentalismo talvez sejam, espero que sejam.
Infelizmente, Israel é um estado fundamentalista (se quiserem chamem-lhe democrático), os Palestinianos também.

Nesta altura todas as partes têm razão, logo ninguém tem razão! ...é necessária a paz dos corajosos, os que não hesitam em esquecer. (no mesmo texto do João).

Deixo aqui uma pergunta, a responder, porque é que a democracia, a lei-da-oferta-e-da-procura, a fé cega na ciência e tecnologia (fruto do seu imenso sucesso no passado e no presente), que encontrará sempre forma de resolver os problemas que surjam (ibidem), estão relacionadas?

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com