<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 26

Astrologia 

Um grupo de cientistas portugueses tem chamado a atenção para o facto de em Portugal as televisões, e vergonhosamente também a televisão pública, darem tanta relevância à astrologia. O Rui Curado já aqui tinha escrito sobre isso e chama de novo a atenção para isso, agora na klepsidra.

Há já algum tempo que estava a pensar escrever sobre a astrologia, em especial para dizer que não temos temos nada a ver com uma tal ABA que tenta encontrar autoridades científicas (uma boa parte forjadas) para justificar a astrologia. Como se a autoridade fosse um argumento cientifico! E mesmo que até há relativamente pouco tempo alguns cientistas tivessem de ganhar a vida como astrólogos dos poderosos, isso não dá valor científico à astrologia. É apenas mais uma faceta da comédia humana.

A influência do sol na vida das pessoas é enorme: sem ele não haveria vida na Terra. O mito fundador da astrologia consiste em extrapolar essa influência para os planetas e para as constelações. Mas a importância das interacções entre os objectos diminui com a distância e os planetas mais próximos estão a milhões de quilómetros, enquanto que as constelações, se por um lado são compostas por estrelas que não têm nada a ver umas com as outras, por outro distam muito mais biliões de quilómetros! A astrologia vem do tempo em que os astros eram luzes coladas num globo que girava em torno da Terra...

Mesmo a Lua, que dá origem às marés, está demasiado longe para ter a influência que se lhe atribui. Por exemplo, o aumento de nascimentos com a lua cheia já se verificou ser um mito, mas a persistência dessa ideia continua a ser muito forte. Quer acreditar-se mesmo que os factos experimentais o neguem, geralmente recordando os que confirmam a hipótese e rejeitando os que lhe são contrários. Ainda a semana passada ouvi um profissional de saúde dizer algo como "nesse dia houve muitos partos e não era noite de lua cheia..."

A astrologia existe porque há quem acredite nela e as crenças são quase sempre mais fortes que a razão.

Por outro lado, toda a base empírico-astronómica da astrologia está errada. De acordo com os astrólogos, que mantêm a tradição de usar tabelas antigas, agora passadas para cómodos programas de computador que geram automaticamente as análises de psicologia popular astral, o sol está agora em Balança. Mas observando o céu verifica-se que o sol está ainda em Virgem. Na realidade entrou em Virgem a meados de Setembro, quando de acordo com a astrologia tradicional isso teria acontecido a 22 de Agosto. E isto pode ser verificado num programa de astronomia (em java), ou observando o céu como sempre fizeram os astrónomos.

Sem base científica alguma, sem sequer uma técnica empírica consistente com o seu objecto de estudo (os astros) a astrologia não é mais do que psicologia popular misturado com gráficos de aspecto pitoresco, obtidos com um arremedo dos métodos científicos. Um tema de conversa divertido não fosse existirem pessoas que a usam para enganar o próximo.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com