<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 12

11 de Setembro 

Haverá algo mais do que coincidência se dois ou mais acontecimentos horríveis de origem humana tiverem acontecido no mesmo dia do ano? É um problema simples de de estatística verificar que com um conjunto de 23 acontecimentos horríveis a probabilidade de pelo menos dois deles terem ocorrido no mesmo dia do ano é superior a 50%, enquanto que com 50 acontecimentos horríveis a probabilidade sobe para 97%. Que muitos destes acontecimentos horríveis envolvam os EUA basta multiplicar pela probabilidade de este país estar envolvido em qualquer assunto que se passe no mundo. Não arrisco números.

Pacheco Pereira, a propósito de uma capa do Público, vem ainda misturar o negacionismo com as horríveis tragédias ocorridas a 11 de Setembro. Ele lá sabe por que o fez, mas é tragicamente irónico que JPP fale em campos de concentração. Se não estou em erro, no Chile, logo após o bombardeamento de La Moneda, o derrube de Allende e o início da ditadura de Pinochet (tudo apoiado pelos EUA, o que é inegável pois eles próprios o afirmam) foram criados campos de concentração em estádios de futebol.

Criar uma hierarquia de tragédias horríveis e, em particular, desvalorizar os milhares de mortos que se seguiram ao golpe de Pinochet é certamente também a continuação do abjecto e a banalização do mal.

[com algumas modificações realizadas às 14:20 e 14:40]

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com