<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 9

O fogo bom 

É assim com outras forças da natureza e é assim com o fogo. Sempre choveu e sempre houve cheias. Uma cheia só passou a ser uma catástrofe, quando antes era um elemento regenerador e fertilizador das terras, a partir do momento em que o homem, teimoso, não respeitou as regras da natureza. Quis viver e construir nos leitos de cheia, quis emparedar, confinar, regular ribeiras, impermeabilizar terrenos, estancar linhas de água. Mas a água vence.

O fogo também vence, do mesmo modo. Em jeito de comentário, ao artigo do MST, ao post do Nuno aqui na aba e a alguns comentários que recebemos, parece-me o artigo do MST bem escrito mas pontual. O artigo está separado em pontos e a problemática do fogo é abordada pontualmente sem cobrir o panorama todo. Muitas destas questões pontuais são, julgo, tratadas com correcção.

É o ponto 6 que levanta esta polémica. Não sei exactamente os termos da proibição de caça a que se referem. Proibir de caçar apenas nas áreas queimadas parece-me ridículo porque os animais daí fugiram. No outro extremo proibir a caça em todo o país parece-me excessivo. Reconheço nesse ponto do texto do MST o salto em defesa, o grito da paixão, penso sabê-lo adepto da caça. No entanto acho que ele tem razão nos comentários que faz pois não se pode confundir serra com floresta, mato com floresta, eucaliptos com floresta ou mesmo pinheiros com floresta. Ele pode ter razão quanto às reservas de caça não terem ardido porque nelas alterna-se a mata com searas, para fornecer alimento em abundância aos animais, que por outro lado junto com a população de caçadores ajudam a manter a mata mais limpa e, como efeito secundário ganham alguma imunidade às chamas.

Acho a questão pontual e para pontual já nos basta as emocinadas e dramáticas reportagens de "guerra" -Ali. Ao fundo. Naquela colina. Vem. A frente de fogo.-, o arremeçar de culpas em todas as direcções, etc. Eu queria era ver um painel de discussão com técnicos, investigadores, governantes e que esse painel fosse chamado pelo Estado, preocupado em encontrar os erros e as soluções, e não patrocinado por qualquer meio de comunicação preocupado com as suas audiências e só por altruísmo nos problemas.

Para que não fiquem dúvidas eu também acho que as regras da caça deveriam deveriam dar muito mais liberdade... aos animais.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com