<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 8

No melhor pano cai a nódoa 

Miguel Sousa Tavares no Público de hoje:

"No meio das chamas, um senhor da Liga da Proteção da Natureza lembrou-se de propor que fosse cancelada ou adiada a próxima época de caça. Como se houvesse caça no eucaliptal ou no pinhal, onde não há coberto vegetal, não há sementeiras, não há comida e não há água! Já atravessei várias vezes a serra de Monchique e a serra de Ossa, inteiramente cobertas por eucaliptos, e nunca vi um coelho a correr nem ouvi cantar um pássaro. Pelo contrário, se o senhor se der ao trabalho de ir ver com atenção, estou certo que descobrirá que poucas são as reservas de caça bem mantidas que arderam. Primeiro, porque é diferente a estrutura vegetal, depois, porque são vigiadas, mantidas, limpas, são feitas sementeiras que cortam a continuidade do mato, estão abertos os caminhos e os corta-fogos e estão mantidos os pontos de água. Mas o paí­s que nada percebe do assunto vai achar com certeza uma excelente ideia fazer os caçadores pagar pelos fogos (e, a propósito, este ano não há touros de Barrancos?) "

Convém dizer, para quem não o sabe, que MST é um caçador. Já apareceu de espingarda em punho em revistas a promover a caça. E pelos vistos não gosta que lhe estraguem a diversão, mesmo quando estamos a ter a pior época de fogos de sempre em Portugal. Ainda nem chegámos a meio de Agosto e já arderam 162 mil hectares, quase tanto quanto o recorde absoluto de 1991 para a época toda, 182 mil hectares (os dados são da mesma edição do Público). Oxalá não se ultrapasse o recorde, mas ainda falta muito para acabar a época...

O MST acha que não há caça na área que ardeu. Como se só ardesse "eucaliptal ou pinhal". Como se nada fugisse para as zonas verdes disponíveis (que incluem as reservas de caça, que tão bem tratadas estão, segundo MST). Como se nos 34 mil hectares ardidos num só incêndio não houvesse animais (34000 hectares correspondem a um quadrado com mais de 18 kilómetros de lado). Mas "o paí­s que nada percebe do assunto" nunca poderá entender porque é que nem em tempo de guerra (contra o fogo) os pobres animais podem ter tréguas (dos caçadores). Miguel, o prazer da caça é assim tão grande que o não deixa ouvir e ver a caça que também há nos eucaliptais/pinhais? Que há outros tipos de floresta que estão também a arder? E que não o deixa ver que muitos animais são caçados pelos nossos conhecedores caçadores, mesmo que não sejam "caça"?

Refira-se a propósito, que não tenho nada a ver com a Liga da Proteção da Natureza e que tenho a maior admiração pelo que MST escreve e diz em geral. Tenho eucaliptais e pinhais à porta de casa, ouço e vejo muita bicharada e ainda recentemente foi avistado um javali a 15 metros do meu prédio. E isto vivendo dentro do perí­metro urbano de Coimbra, não é preciso ir para a serra.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com