<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 26

Insónia, logo blogo 

Universal War One (UW1) é a banda desenhada mais relativística que conheço. Brinca com a curvatura do espaço-tempo como ninguém. A escala dos acontecimentos é colossal: no 1º volume os anéis de Saturno ficaram com um imenso buraco tipo queijo emmental, no 2º Urano foi serrado ao meio, no 4º volume, foi o fim da Terra.



O 4º volume estava quase pronto antes do 11 de Setembro. O autor não quis mudar as 2 torres gémeas que ainda existiam na Nova York do futuro que, ironicamente, estava a ser cortada como manteiga derretida até ser completamente destruída. Ele explica o porquê aqui (clicar em "previews", não há link directo), mas fica um breve trecho:

"Depuis quatre ans que je travaille sur ce projet, je sais où me mènent mes pas : je parle des pulsions de violence et d’autodestruction de l’humanité. Je parle de ce qu’elle s’infligera obligatoirement un jour si elle n’évolue pas. Je parle de la mort de l’humanité. Non pas de la main d’un ennemi extérieur ou différent, mais de sa propre main. Et la démesure des actes de certains n'est qu’à l’échelle de notre arrogance."

Uma das razões porque gosto da UW1 é porque ela é estimulante, leva-nos a pensar sobre temas pouco explorados, eventualmente suscitando novas ideias. Por exemplo, há um episódio de guerra entre naves, tipo Star Wars, que é passado numa zona onde a curvatura do espaço-tempo é tal, que faz com que o tempo de um lado passe milhares de vezes mais lentamente do que no outro lado. Em consequência, as naves de um dos lados são dizimadas, porque parecem praticamente paradas para os inimigos.

Um tal espaço-tempo é semelhante ao que existe nas proximidades de um buraco negro (lá o tempo passa mais devagar do que para um observador exterior). Não pude deixar de pensar que, nesse caso, poderíamos aumentar arbitrariamente a rapidez de um qualquer computador se o teclado, rato e monitor estivessem próximo de um buraco negro (onde o tempo passa mais devagar) e a CPU estivesse longe (onde o tempo passa depressa). Que fixe!

Mas... galo. A natureza está bem feita e acho que estas maravilhas da técnica não resultam. Mais uma ideia falhada para os anais da blogosfera. As coisas em que um gajo pensa quando está sem sono... Bem, já voltou.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com