<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 2

A incerteza do tempo 

Desculpem passar de um tema tão importante como é o do "post" anterior para algo bem mais trivial como a previsão do tempo de amanhã, mas os blogues são mesmo assim, incertos nos temas (e este ainda mais).

Vem isto a propósito da necessidade que eu ontem tinha de saber se o calor ia continuar ou não. A previsão ia condicionar a decisão de ir a Lisboa com os miúdos (se o calor se mantivesse, não ia). Fui ao site do Instituto de Meteorologia (de Portugal) e li a previsão do tempo para os dias seguintes. Fiquei na mesma: havia a previsão da temperatura da água do mar, mas nada sobre a temperatura do ar. A previsão era para 3 dias, distinguia apenas entre norte-centro-sul-litoral-interior e globalmente é de uma pobreza franciscana. Felizmente, lembrei-me das previsões francesas, onde obtive num ápice tudo o que queria e mais: previsão das temperaturas máxima e mí­nima para os próximos 5 dias em Coimbra, Lisboa, etc, de uma forma rápida, prática e eficiente.

Porque é que a informação meteorológica em Portugal é tão pobre? Porque é que os boletins meteorológicos da TV não nos dão imagens animadas de radar, que mostram onde há pluviosidade e permitem a qualquer um estimar se para a sua localidade vai chover? Porque é que não vemos imagens animadas da previsão da distribuição das nuvens no continente, como se faz lá fora, para estimar localmente o grau de nebulosidade? E tendências de temperatura máxima e mí­nima para vários dias, quantitativas e não do género "vai subir"? E tantas outras coisas...

Eu acredito que o IM tenha poucos recursos para fazer o que faz, quanto mais o que deveria fazer. As televisões têm possivelmente menos desculpa e podiam fazer muito melhor (os dados existem na net por todo o lado, basta não depender exclusivamente da informação do IM português).

Será que temos mesmo de estar condenados a tanta incerteza? E se temos tantas dificuldades para prever algo de elementar como o tempo de amanhã, imagino o esforço que andamos a fazer para prever as alterações climáticas, algo bem mais importante...

Não fui a Lisboa, graças aos franceses.

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com