<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 28

Associação de presidentes-de-associações 

Quando comecei esta aventura na blogoesfera não tinha a noção clara de quais seriam os meus objectivos e esperava poder vir a encontrar a sua definição já em andamento, lembram-se, como a casa da música. Via a blogoesfera como uma comunidade fervilhante e rápida e onde todos teriam igual oportunidade e tratamento. Pareceu-me um lugar interessante para conhecer outras caras, outras ideias. E essencialmente achei o conceito belo por reunir um conjunto de pessoas empenhadas em construir nada (o nada aqui é no bom sentido, eu escrevi, aqui, já há algum tempo que gosto de fazer castelos de areia e das coisas que passam porque não podem ficar).

Acho agora que não me enganei muito se olhar um-a-um cada blog de que gosto.
Mas, também eu estou desiludido com a blogoesfera como um todo e a sua fundação esplendorosa como o Luis lhe chamou. Os comentários a esse post são também muito interessantes - e também reveladores, já lá irei. Toda a gente que aqui escreve quer e gosta de ser lido, citado. Toda a gente tem os seus blogs preferidos e que cita mais frequentemente. Toda a gente também visita e cita os blogs desta tal primeira divisão.
Para além do orgulho ferido, custa-me ver a facilidade com que a dita primeira divisão acolhe, e cita, os novos blogs dos amigos, como o do Paulo Varela Gomes, o Glória Fácil, o Terras do Nunca. A questão é que também nós, aqui na aba, e muitos outros blogs por certo, já os interpelámos e, ou não temos resposta ou ela é curta e morre ali. Segundo o que diz Zazie, nos comentários ao post do Luis, a circularidade é mesmo assim, é natural, ...não considero que o dito centro seja prepotente ou intimidatório como lhe chamaste. Pode ser, mas é precisamente isto acontecer na blogoesfera que me desilude, lá se vai a igualdade de oportunidades de diálogo.

A este propósito lembro-me de alguém que dizia que em Portugal temos a tendência para eleger presidentes, com mesas de assembleia estatutos e tudo, em tudo quanto é associação cívica, matando-a desse modo à nascença. As associações são criadas justamente para debater ou resolver problemas que as organizações estatais falham ou tardam em resolver, e então vai ela própria mimetizar o mesmo esquema? Façamos então uma associação de presidentes de associações.

Porque acho os comentários de Zazie reveladores? Porque é a única resposta que o Luis obteve e porque levanta uma porção de questões importantes em que ninguém pega. É a falta de circularidade, o que se revela!

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com