<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 15

Nem tudo o que parece é 

Quero primeiro lamentar a saída do Luís Januário e dizer-lhe que continuarei atenta aos seus escritos, estejam eles onde estiverem. Afinal a incerteza neste blog é mais em sentido lato...
Sendo quase todos nós, os que escrevem neste blog, trabalhadores da ciência e sabendo que muitos deles estão muito interessados nestas coisas de ozono, buraco do ozono e poluição e etc. trago à praça pública isto é à ABA um destaque da Nature desta semana.
Em NewYork até as árvores são maiores! árvores da mesma espécie crescem mais em New York do que nos arredores da cidade. A razão deste estranho acontecimento parece estar nos níveis de ozono, principal poluente das plantas, que no coração da Big Apple chegam quase a zero. Ironicamente o ozono é produzido por reacção dos poluentes atmosféricos com a luz solar, mas por ser uma molécula extraordinariamente reactiva rapidamente desaparece por reacção com outros poluentes como sejam os óxidos de nitrogénio. O que tudo isto significa? Deixo a discussão para os vindouros. Quem quer pegar no assunto?

Referências
Gregg, J. W., Jones, C. G. & Dawson, T. E. Urbanization effects on tree growth in the vicinity of New York City. Nature, 424, 183 - 187, (2003).

Comments: Enviar um comentário
This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting by HaloScan.com